Por Pastor Emerson Zielke
Na paz do nosso Senhor Jesus Cristo, saudações queridos leitores da Revisa Paz. Hoje, trago para reflexão um artigo falando sobre a principal tarefa da família no processo de educar.
O sonho de todo pai e de toda mãe é formar filhos felizes e inteligentes, capazes de gerenciarem suas próprias vidas. Mas, a pergunta é: Como fazer com que este sonho se torne realidade? Eu diria que a resposta a esta pergunta está explícita nas seguintes passagens bíblicas: “Ensina a criança no caminho que deve seguir e até o fim da vida não se desviará dele” (Pv 22:6); “Pais criai os vossos filhos com a disciplina e os ensinamentos cristãos” (Ef 6:4).
O psiquiatra e educador Augusto Cury (que inclusive, nos livros que escreve, aponta Jesus como o maior de todos os psicólogos e o educador por excelência), lembra a pais e professores que cada criança é uma joia única e mais importante do que todo o dinheiro do mundo. E, falando do papel da família e da escola, compara a criança a um livro em branco, pronta para que pais e professores registrem ali uma linda história de vida.
Ao falar sobre a família ideal, lembra de que ela não precisa ser perfeita, até mesmo porque não há uma família perfeita, nem pais infalíveis, nem filhos que não causem frustrações, mas que nem por isso, deixam de cumprir com seu papel, pois a família ideal é aquela que não desiste do seu objetivo e que tem coragem de dizer um para o outro: “Eu te amo”, “desculpem-me”. “Vocês são importantes para mim”. A família ideal é um lugar simples, mas onde todos são amigos, se amam, choram juntos, riem juntos, onde todos são felizes.
A família ideal não é construída sob uma condição econômica estável, mas sim sob princípios vitais que Deus nos ensinou em sua Palavra: amor, atenção, cuidado, respeito, obediência, fidelidade e amor, muitas doses de amor.
O desejo de Deus para com todos os seres humanos é que sejam de fato felizes, com esperança, e que podem contar com o melhor de todos os amigos e ao lado de quem é possível escrever a mais bela de todas as histórias, a história do grande amor de Deus revelado em seu Filho Jesus Cristo, a história do seu perdão e do presente da vida eterna.
Caros leitores, caros pais, caros filhos, cara família: deem as mãos uns aos outros e principalmente aceitem as mãos daquele que é o Mestre dos mestres – Jesus Cristo, pois só assim vocês tornarão realidade o desejo de serem uma família feliz e bem sucedida. Que Deus abençoe a todos. Amém.