Pastor Gilmar Rodrigues Couto
Igreja Chave de Davi – Nova Santa Rosa
O século XXI é marcado por avanços tecnológicos sem precedentes, e um dos mais impactantes é o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). Embora a IA tenha o potencial de melhorar a vida humana em diversas áreas, ela também traz desafios profundos, especialmente para os crentes que buscam viver de acordo com os princípios da fé cristã. A convergência entre tecnologia e espiritualidade apresenta uma série de questões que exigem reflexão e discernimento, uma vez que os crentes tentam conciliar a inovação com um dos principais desafios que os cristãos enfrentam, que é a presença crescente da Inteligência artificial no cotidiano. A Inteligência Artificial não é apenas uma ferramenta de automação de tarefas, mas também uma força capaz de moldar comportamentos, decisões e até a mesmo confiança. Os algoritmos de redes sociais, por exemplo, têm um impacto significativo sobre a maneira como as pessoas percebem o mundo e interagem entre si. Muitos desses algoritmos priorizam o entretenimento e a polarização, muitas vezes promovendo divisões e distorções da verdade. Para o cristão, isso pode ser um desafio, pois a fé cristã nos chama a viver de maneira íntegra, buscando a verdade (João 8:32) e promovendo a paz e a unidade (Efésios 4:3). Como resistir à pressão das mídias sociais, que frequentemente distorcem valores cristãos em prol do lucro e da audiência?
Além disso, a Inteligência Artificial levanta questões existenciais que afetam a espiritualidade cristã. A Bíblia ensina que os seres humanos foram criados por Deus com um propósito único: de ter um relacionamento pessoal com o Criador. A IA, por outro lado, pode ser vista por alguns como uma ameaça a essa visão, uma vez que as máquinas começam a executar tarefas cada vez mais complexas, muitas vezes imitando características humanas como prestar culto a DEUS.
O primeiro culto dirigido por Inteligência Artificial na Alemanha foi realizado em 2023 na Igreja de São Paulo, em Fuerth. O culto foi liderado pelo chatbot ChatGPT, da OpenAI, e contou com a participação de mais de 300 pessoas. O culto foi marcado por avatares gerados por inteligência artificial que conduziram as orações, o sermão e a bênção final. Tudo foi feito com muita perfeição, mas faltou o mais importante: a presença de DEUS. A bíblia nos ensina “QUE A HORA VEM E AGORA É EM QUE OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO O PAI EM ESPIRITO E EM VERDADE’’ porque o PAI procura a tais que assim o adorem. DEUS é Espírito e importa que os que o adoram adorem em espírito e em verdade, este é o papel do cristão para isso fomos criados. Que DEUS abençoe a todos em nome de Jesus.