Por Ev. Fausto Freitas
Provérbios 16:1-3: “Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor, a resposta da boca. Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos. Confia ao Senhor as suas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”.
Diante da coleção de Provérbios, conselhos e orientações do sábio Salomão, nos deparamos com três versículos que nos mostram a sabedoria do rei de Israel. Salomão foi um homem que vivenciou muitos dos seus planos serem bem sucedidos, pois ele tinha um posicionamento digno de ser seguido:
· Os planos do homem precisam estar alinhados com os planos de Deus: Essa frase “Não desista dos seus sonhos”, nos traz algumas preocupações, porque nem sempre os nossos sonhos estão alinhados com os planos de Deus; e para o plano ser estabelecido, é necessária a aprovação de Deus. Existem muitas pessoas que seguem as preparações do coração, deixando de consultar a Palavra e a vontade de Deus.
· As motivações do coração precisam estar alinhadas com as atitudes certas: Os planos na área ministerial, social, empresarial, profissional, familiar e muitas outras áreas da vida, precisam ter cuidado com a motivação do coração; por isso, tudo que planejamos e executamos precisa ser para a glória de Deus, para o crescimento do Seu reino e fortalecimento da sociedade. Com as motivações erradas, ainda que as atitudes estejam certas, os planos não serão bem sucedidos. Infelizmente, é comum vermos pessoas em nosso meio planejando e executando planos para a sua própria glória, alimentando suas vaidades e visando somente o seu interesse pessoal.
· Os planos precisam estar alinhados com o tempo: Um grande plano fora do tempo pode se tornar uma grande armadilha. Deus tinha um plano com o Seu filho, enviando-o à terra para salvar a humanidade, mas esse plano estava alinhado com um tempo determinado. Gl 4:4: “Mas quando chegou à plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei”. O plano foi bem sucedido porque estava alinhado com o tempo. Em Mt 4:1-11, narra-se um fato quando o tentador chegou até Jesus e ofereceu os reinos e a glória desse mundo; Jesus recusou imediatamente, pois o Seu Pai Eterno tinha prometido que conquistaria o mundo, mas isso seria realizado depois da cruz, o caminho do Gólgota tinha que ser trilhado; Jesus não quis antecipar nada no Seu ministério e na Sua história, não buscou atalhos e caminhos mais fáceis para Seus planos serem estabelecidos. Jesus sempre se preocupou que Seus planos fossem os planos de Seu Pai, e que esses planos estivessem alinhados com o tempo que Deus o tinha preparado. Nem sempre os nossos planos são estabelecidos, porque não estão alinhados com o tempo que Deus determinou; adiantar um plano é prejudicial, assim como atrasar um plano. Que os nossos planos estejam alinhados com os planos de Deus, que as motivações do nosso coração estejam alinhadas com as ações e que essas ações estejam alinhadas com o tempo. Estude, trabalhe, planeje, mas jamais esqueça de confiar e esperar em Deus para que seus planos sejam estabelecidos.