Conectado com

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus”. Efésios 2:8

Capa

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus”. Efésios 2:8

Você conhece o Plano da Salvação? Conhecer a Palavra de Deus, reconhecer Jesus como o único e suficiente Salvador, arrepender-se dos pecados, confessar, converter-se, recomeçar de maneira diferente… morrer para a velha vida e começar uma nova, onde não mais seguimos as próprias vontades, mas sim, o que o versículo 20 do capítulo 2 de Gálatas diz: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.

Esses são alguns passos que temos que seguir para que, quando Jesus voltar (conforme promessa que fez a nós), estejamos preparados para sermos salvos e vivermos a eternidade com Ele. “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”. Mateus 24:42-44.

Nesta reportagem, falamos a respeito dessa importante decisão que cada pessoa deve tomar, afinal, ela vai definir o seu futuro para sempre. Aproveite esse mês em que comemoramos a Páscoa e reflita sobre esse tema!

 

De volta ao Lar!

De acordo com Marciele Dauana Metz, pastora auxiliar da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil em Marechal Cândido Rondon, quando somos crianças, acreditamos em um reino encantado, onde a felicidade é plena, não há dor, nem tristeza e muito menos o pranto, em um lugar onde a paisagem é linda e a paz reina. “À medida que crescemos e convivemos com pessoas más em um mundo mau, esse reino encantado vai desaparecendo em nossa mente. Mas sabia que esse reino encantado existe, e que você foi criado para viver nele? Por isso que somos lembrados a pensar nas coisas do Céu. Se mantermos nosso olhar no que é terreno, ou seja, a corrupção, doenças, violência, ganância e assim por diante, logo ficamos desanimados. Contudo, devemos manter em nossa mente a visão de um lugar celestial.  ‘Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra’ (Colossenses 3:2)”, destaca.

Ela explica que o plano de Deus sempre foi ter um relacionamento diário com o ser humano: vemos isso nos primeiros capítulos de Gênesis, quando todas as coisas são criadas. O primeiro casal, Adão e Eva, desfrutavam de uma comunhão diária com Deus no Jardim do Éden, e era assim que deveríamos estar. “Infelizmente, através da desobediência deles, o pecado veio a nos separar de Deus. Porém, o reino encantado ainda existe, e a Bíblia descreve como um lugar onde Deus enxugará dos olhos toda lágrima. ‘Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, porque as primeiras coisas passaram’ (Apocalipse 21:4). Também relata que as portas são de pérolas, as ruas de ouro, e não precisa do sol e nem da lua para iluminar, pois a glória de Deus já ilumina todo aquele lugar (Apocalipse 21:21-23). Parece sonho, mas não é! Esse lugar é real e foi criado para nós desfrutarmos em comunhão com Deus. Aqui na terra, você apenas está de passagem, esse reino encantado é o seu lar. Porém, precisamos entender que nesse lindo lugar não entrará nada que seja impuro, nem ninguém que faça coisas vergonhosas ou conte mentiras (Apocalipse 21:27). Resumindo, o pecado não entra no Reino de Deus, ou seja, tudo que não agrada a Deus é pecado e nos afasta Dele e do Seu Reino”, relata.

 

O Plano perfeito

Marciele destaca que sabemos que somos pecadores, como podemos ver em Romanos 3:23-26: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela Sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Deus ofereceu Cristo como um sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé Nele”.

Deus nos ama tanto e nos quer com Ele no Lar celestial, por isso o plano perfeito foi executado; a solução veio através de Jesus Cristo, o Filho perfeito de Deus, que tomou sobre Si os nossos pecados, derramou Seu sangue, morreu e ressuscitou, e agora está de volta ao Lar, ao lado de Deus. “Por causa do que o Senhor Jesus fez por você, os seus pecados podem ser perdoados. Basta você entender isso, se arrepender de ter pecado, confessá-los através da oração, pedir que Jesus venha morar no seu coração e deixar Ele assumir a direção da sua vida. Quando deixamos Jesus conduzir nossa vida, começamos um processo de santificação, através da leitura diária da Bíblia, tempo de oração e reflexão, para que a cada dia, nos tornemos mais parecidos com Ele. Para isso, precisamos todos os dias nos perguntar: Jesus sairia de casa vestido assim? Jesus falaria essas coisas? Jesus tomaria essa bebida? Será que Ele frequentaria esse lugar? As respostas você saberá se buscar conhecê-Lo mais através da Bíblia, e de um relacionamento constante de oração. Dessa forma, iniciamos uma caminhada de crescimento espiritual, e para isso precisamos de uma família de fé, a igreja, para que aprendamos a ter comunhão com aqueles, que assim como nós, desejam a vida eterna. Portanto, entregue sua vida a Jesus e comece a caminhar de volta ao Lar”, finaliza.

 

Consequências de uma vida sem Deus

Se para quem conhece a Palavra e entrega a sua vida a Jesus o caminho é a Salvação, você sabe o que acontece com a pessoa que age de forma contrária?

De acordo com os pastores Vilmar e Leide Mari Vorpagel, da 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Marechal Cândido Rondon, o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; toda a humanidade tem essa oportunidade. “No entanto, muitos querem desculpar-se e, firmados na boa vida moral ou em boas obras, fazem parecer que não precisam do Evangelho, ou não precisam realmente viver compromissados com esse Evangelho, como se pudéssemos descartar partes mais rigorosas! Entenda uma coisa: a negação do Evangelho traz consequências aterradoras para o ser humano; costumamos dizer: você pode até viver neste mundo sem Deus, mas partir sem Ele será terrível, causará consequências, remorsos e arrependimentos eternos”, explicam.

Eles comentam um exemplo da Bíblia, relatado em Lucas 12:18: “Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens’”. “O cidadão mencionado por Jesus estava no auge da colheita, tudo ia muito bem, haviam muitos projetos para sua fazenda, novos maquinários, construção de novos silos, aumento da área produtiva e, pensando no futuro, disse: ‘Tenho muita coisa em depósito, acho que vou tirar umas boas férias, quem sabe até me aposentar, seria melhor aumentar meus depósitos, assim vou poder estocar mais sementes’; tudo isso foi interrompido por uma simples pergunta: ‘você construiu muitas coisas e para quem será tudo isso depois que você partir?’”, refletem.

 

Os pastores orientam que, antes de partir, você precisa saber o seguinte:

Primeiro – Não adianta se esconder no manto da religiosidade; isso não é suficiente para encobrir atitudes que contradizem a fé que professa Tiago 2:20 (“Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade”). Ser um bom religioso não é o suficiente para ir ao céu.

Segundo – O juízo de Deus vai se basear na verdade ou no estado real de cada caso; não adianta ser frequentador de igreja, ou um bom pagador de impostos… o que Deus espera de você é mudança interior, conversão.

Terceiro – A bondade de Deus é para conduzir as pessoas ao arrependimento e não para permitir a impunidade; embora Deus seja bom e tolerante, ninguém sairá ileso do julgamento. Deus é santo.

Quarto – De acordo com a Palavra, cada um receberá de acordo com aquilo que produziu; é a lei da meritocracia, também chamada de a lei da semeadura: cada um colherá de acordo com o que tiver semeado. Deus não vai olhar a aparência, ou o que os homens creem, ou o nível cultural; você pode até achar que o seu título aqui de doutor honoris causa é o ápice de sua carreira, mas diante de Deus, não tem valor algum.

Quinto – Cada um será julgado de acordo com a lei que obedece. Os pagãos, que vivem segundo a própria consciência, conforme Romanos 2:12-15 serão julgados pela lei que guardam no coração.

Vale lembrar que não se escapará da ira divina com desculpas. Ninguém terá como se justificar! Por isso, todos os homens devem buscar em Cristo, o Salvador, a justiça de que tanto precisam. Será de acordo com esses princípios que Jesus Cristo julgará no último dia. “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o Meu Evangelho”. Romanos 2:16.

 

Uma questão de escolha…

Vilmar e Leide questionam: “E com base nestes princípios, como será o procedimento de Deus com aqueles que se desviam da verdade? Acreditamos naquilo que diz a Palavra de Deus: ‘Sê fiel até a morte e dar-te ei a coroa da vida’ (Apoc. 2:8-11). Acreditamos naquilo que diz a Palavra sobre dons e talentos, descrita em Mateus 25:14-30, quando o senhor daquela parábola vem fazer acerto com os três; o terceiro não se importando com o que recebeu, enterrou, achando que o dono não faria caso disso, mas se enganou e foi a juízo e condenado à morte. Da mesma forma, cremos sobre a Salvação: recebemos de Deus um presente chamado Salvação e com base nisto, o que você faz com a Salvação? Você a desenvolve conforme Filipenses 2:12-16: ‘De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão’…. ou não faz caso dela e a enterra? A bíblia diz: ‘não tomarás o nome de Deus em vão, tudo que o homem semear, isso ele colherá’. Tenha certeza de uma coisa: se quando você partir, estiver afastado, desviado ou como dizem alguns, dando um tempo… já era! Você estará diante de Deus para um acerto como diz a Palavra em Hebreus 9:27: ‘E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo’. Tiago 4:4 diz: ‘Adúlteros, não sabem vocês que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto quem quer ser amigo do mundo, torna-se inimigo de Deus’. Caro amigo, preste atenção nisto, a Bíblia diz: muitos são os chamados e poucos os escolhidos, a Salvação é da mesma forma! Não pense você só porque foi convocado, não precisa fazer mais nada, é só chegar no centro de treinamento, ver aonde é seu quarto e dormir… não é assim! A partir da chamada, serão dias de treinamento, exames médicos, palestras e muitos dias exaustivos; em caso de relaxamento ou indisciplina, você acabará por ser dispensado. Vida cristã é da mesma forma: você foi convocado por Deus para uma nova vida, vai precisar vencer o mundo, seus desejos e vontades, vida essa muitas vezes não entendida pelas pessoas; requer renúncia, disciplina, oração e jejum, compromisso com a Palavra, com a verdade, com aquele que me convocou, com os irmãos, compromisso com a igreja, sacrificando meu ‘eu’  hoje, por um propósito maior”, enfatizam.

 

Jesus: o único caminho!

Os pastores deixam uma orientação a todos os leitores: “Caro amigo, se você já aceitou a Jesus Cristo e por alguma razão se desviou, volte hoje para Ele; a Palavra diz: ‘Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’; por isso, volte-se para Ele, não há salvação em outro nome que não seja Jesus… só Jesus é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai (céu), se não for por Ele. Entenda uma coisa: se você está desviado dos caminhos de Deus, você está no caminho do inferno, e antes que chegue lá, pegue o próximo retorno e volte a Cristo. Hoje é o dia! Amanhã pode ser muito tarde. Hoje Cristo quer te libertar! Pense nisso”, finalizam.

Capa

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Capa

Para o Topo