Capa
Quais os seus planos?
“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos”. Provérbios 16:3
O homem pode (e deve) fazer planos. Deus quer que tenhamos atitude e ações que nos façam crescer em todas as áreas da nossa vida. Ele sempre quer o melhor para quem O ama. Fazer planos, ter ideias, se organizar, pensar no futuro, são importantes para que tenhamos crescimento e desenvolvimento.
Mas, devemos lembrar sempre que é Deus que permite a realização dos nossos planos e sonhos. Em Provérbios 16:1-3 está escrito: “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito. Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos”.
Fim de ano é tempo da gente se avaliar: o ano foi bom? As coisas que fizemos foram corretas? E além disso, novos planos e sonhos surgem para os próximos 12 meses que estão por vir. Nesta reportagem especial, destacamos ideias relacionadas a esse tema, com base no que a Bíblia diz. Desejamos que Deus te abençoe e que Ele esteja à frente dos seus planos, sonhos e decisões em todos os dias da sua vida! Leia e seja edificado!
Planos
O pastor Adelson de Oliveira, da Igreja Evangélica Jesus para as Nações, inicia esse tema fazendo algumas perguntas muito importantes, cujas respostas definem uma pessoa, em relação à sua existência. “Então, vamos para as perguntas: você acredita que já nasceu com planos definidos, que há um destino, um alvo a ser alcançado, já definido? Dentro desses planos estabelecidos, você pode mudá-los e quais seriam as consequências de o fizer? A Bíblia diz em Jeremias 1:5 – ‘Antes de eu formar você no ventre da sua mãe, já o conhecia. Antes de você nascer, Eu o escolhi para ser um profeta para as nações’. Interessante a colocação do profeta, sendo boca de Deus, dizendo que Ele, sendo o Todo-poderoso, já o conhecia antes de nascer, e que foi Ele mesmo que o formou e deixa claro que já tinha planos para Jeremias, que ele fosse um profeta, e de fato foi. Você já sabe o motivo pelo qual veio ao mundo? Onde você chegou hoje, faz parte dos planos definidos do Todo-poderoso para você? Você se sente uma pessoa feliz, realizada no que faz? Você tem consciência de que você é permissão de Deus? Para o profeta, Deus deixa isso bem claro, e como a Bíblia é a Palavra de Deus e Ele é o mesmo Deus, ontem, hoje e eternamente, com toda a certeza crendo nela, há planos da parte do Criador para cada pessoa, inclusive você”, destaca.
O Salmista no Salmos 139:1-4 diz: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor”. Olha o que diz o versículo 13: “Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe”. E ainda os versículos 15 e 16: “Meus ossos não estavam escondidos de Ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os Teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no Teu livro antes de qualquer deles existir”. “Penso que por essas porções divinas das escrituras, temos apontamentos de que já havia planos definidos para serem vividos por você, por mim, por cada um de nós. Isso quer dizer que não existimos por acaso, simplesmente por existirmos. Você não constituiu família simplesmente por constituir. Eu particularmente creio que cada pessoa que nasceu e nasce todos os dias, são permissão de Deus e que assim como já lemos em alguns versículos bíblicos, com planos definidos. Mas, vamos lá, para mais algumas afirmações das sagradas escrituras. Provérbios 19:21 – ‘Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor’. O versículo deixa claro, que todos nós temos planos. Quais são os seus planos? Pessoal, carreira, casamento? Você é um leitor, leitora casada? Se não, pretende casar um dia? Filhos fazem parte dos seus planos? Podemos fazer muitos planos, mas a aprovação final está nas mãos de Deus. Eu mesmo sonhava e planejava ser um bom arquiteto, mas na minha cabeça só martelava: seminário, seminário. E quando obedeci a voz de Deus e fui, passei a ter paz. Devemos sempre consagrar os nossos planos a Deus e perguntar se está de acordo com os planos Dele para nós. Uma pessoa, uma família pode estar vivendo os planos errados e por isso, não ser feliz, realizada. Olha o que o profeta Jeremias segue dizendo no capitulo 29:11 – ‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro’. Perceba que Deus planejou tudo antes de criar todas as coisas e colocá-las no seu devido lugar. Perceba que até em relação ao ser humano, você, eu, cada um de nós, é o mesmo princípio, com planos de conquistas, não de derrotas, planos para o presente e para o futuro. Planos de prosperidade para todas as áreas de nossa vida, que não envolve somente riqueza, luxo, fama, mas uma vida que vale apena ser vivida, sem o sentimento de que escolhemos viver planos de que não vêm Dele para nós”, ressalta.
“A melhor e maior decisão”
O pastor Adelson destaca que isso tudo o leva a concluir que podemos escolher, afinal de contas dentro dos planos Dele para nós, está incluso o livre arbítrio, mas não podemos esquecer que cada escolha tem a sua ou suas consequências. Jó quando conheceu a Deus de verdade e não só de ouvir falar, se correspondeu com Ele, dizendo o seguinte: “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos Teus planos pode ser frustrado”. Jó 42:2. “Escolher os planos de Deus para a nossa vida, é a melhor e maior decisão que podemos tomar. Nenhuma pessoa, por mais inteligente que seja, é capaz de apresentar um estilo de vida com planos plausíveis e perfeitos como os do Perfeito Criador dos céus e da terra. Detalhe: com planos diferenciados para cada pessoa e família. Em todo o universo ou no planejamento da terra, nunca houve ou se viu algo semelhante. E todos que tentaram mudar, fazer ou ser diferente do que Deus planejou, não deu certo, só frustrações e decepções. Concluo com provérbios de Salomão capitulo 16:3 – ‘Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos’. Que o Deus e Pai que tem planos definidos para você, te abençoe, te ilumine, te guarde e encha você e sua família com a virtude Dele”, finaliza.
Fazer planos: uma perspectiva cristã
De acordo com o pastor Thiago Rodrigo Smaniotto, da Verdade Igreja ded Marechal Cândido Rondon, fazer planos é inerente ao ser humano. Deus nos criou com esta capacidade, muito provavelmente isso faz parte do “pacote” criativo que Ele estabeleceu em nós, ao nos criar à Sua imagem e semelhança. A bíblia nos ensina a planejar, em Lucas 14:28, está escrito: “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?”. Como relatado neste versículo, o planejamento é essencial se desejamos concretizar nossos sonhos. “Quem não planeja não alcança, quem não visualiza antes em sua mente e coração, caminha sem direção. Existem muitas pessoas que atiram a flecha para qualquer lado e depois desenham um alvo em torno dela, mas não é isso que um filho de Deus deve fazer. Sonhar é bíblico, almejar alcançar é bíblico, visualizar com os olhos da fé antes das coisas acontecerem é o estilo de vida que Deus tem para nós”, destaca.
O pastor Thiago ressalta que, do mesmo jeito que fazer planos cabe ao ser humano, submetê-los à vontade de Deus, é uma questão de sabedoria. A Bíblia nos oferece valiosas lições sobre como devemos planejar nossas vidas de maneira sábia:
– Confiança em Deus
Provérbios 16:3 nos aconselha: “Confia ao Senhor as tuas obras, e teus planos serão estabelecidos.” A confiança em Deus é o fundamento de qualquer planejamento eficaz. Quando entregamos nossos projetos a Ele, podemos ter certeza de que Ele guiará nossos passos. Jeremias 29:11 também nos lembra que Deus tem planos de paz e não de mal para nos dar um futuro e uma esperança.
– Busca pela Sabedoria
Tiago 1:5 nos encoraja a pedir sabedoria a Deus. Se você olhar atentamente, perceberá que lhe falta sabedoria para fazer planos e principalmente para concretiza-los. Antes de fazer planos, devemos buscar a orientação divina para tomar decisões sábias e justas. Salomão, conhecido por sua sabedoria, pediu entendimento a Deus para liderar seu povo (1 Reis 3:9). A sabedoria celestial nos ajuda a discernir o que é melhor para nossas vidas e para os que nos rodeiam.
– Planejamento com Humildade
Tiago 4:13-15 nos lembra de reconhecer nossa limitação humana: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” Devemos planejar com a consciência de que Deus tem o controle sobre o futuro, e nossa humildade nos permite ajustar nossos planos conforme Sua vontade. Provérbios 19:21 reforça que muitos são os planos no coração do homem, mas o propósito do Senhor é que prevalece.
– Propósito e Prioridades
Mateus 6:33 nos orienta a buscar primeiro o Reino de Deus. Nossos planos devem refletir nossas prioridades espirituais, colocando o propósito de Deus acima de ambições pessoais. Quando priorizamos o Reino, nossas demais necessidades são supridas. Jesus nos ensinou que onde estiver nosso tesouro, ali estará nosso coração (Mateus 6:21).
– Perseverança e Fé
Romanos 8:28 nos assegura que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” Mesmo quando nossos planos não saem como esperado, podemos confiar que Deus está trabalhando para o nosso bem. A perseverança na fé nos fortalece para enfrentar desafios. Hebreus 11 nos mostra exemplos de fé inabalável, como a de Abraão, que creu nas promessas de Deus mesmo sem ver o cumprimento imediato.
– Confiando na Providência Divina
A história de José nos ensina sobre confiar nos planos de Deus mesmo em meio a adversidades. Vendido como escravo, ele permaneceu fiel a Deus e, no final, pôde ver a mão divina em sua jornada (Gênesis 50:20). Deus transformou o mal em bem, mostrando que Seus planos são maiores do que os nossos, mostra que Seus planos são maiores e melhore dos que os nossos.
– Planejamento e ação
Neemias é um exemplo notável de planejamento cuidadoso, oração e ação. Ao saber da situação dos muros de Jerusalém, orou e jejuou antes de se aproximar do rei (Neemias 1:4). Ele inspecionou as muralhas e planejou estrategicamente a reconstrução, depois disso trabalhando arduamente até que tudo estivesse concluído. Isso nos mostra como a preparação, a oração e a ação andam de mãos dadas. “Ore como se tudo dependesse de Deus e trabalhe como se tudo dependesse de você”.
“Fazer planos é uma parte integral da vida cristã. Ao confiar em Deus, buscar Sua sabedoria, planejar com humildade, estabelecer prioridades corretas, perseverar na fé, ajustar nossos planos, agir com responsabilidade, ser grato, aprender e crescer, e depender de Deus, garantimos que nossos planos sejam não apenas bem-sucedidos, mas também agradáveis a Ele. Que possamos sempre buscar a direção divina em cada passo que damos”, finaliza.
Não desista
A vida está tão difícil. São tantas coisas que acontecem comigo. Parece que Deus desistiu de mim. Não aguento mais. Vou desistir. Não vale mais a pena ficar lutando. De acordo com o pastor Claudio Renato Bündchen, da Igreja Luterana Cristo é Vida de Marechal Cândido Rondon, um dos grandes defeitos do ser humano é desistir. Desistimos de muitas coisas ao menor sinal de dificuldade. Projetamos algo, queremos alcançar um alvo… mas, ao menor sinal de dificuldade, desistimos, deixamos de lado nossos sonhos e projetos. “Quantos projetos você já abandonou? De quantos sonhos já desistiu? Quantas coisas você planejou no final do ano passado, mas desistiu? O Deus que a Bíblia nos mostra, o Pai, o Filho e o Espírito Santo é um Deus que nunca desiste de nós. Você está aqui porque Deus não desistiu de você”, destaca
O pastor Claudio questiona: Por que Deus não desistiu de Jonas? Será que em Israel não havia nenhum sujeito menos teimoso, que odiasse menos aos ninivitas, que fosse mais capacitado do que Jonas? Por que Deus não desistiu de Abraão quando ele mentiu por causa de Sara? Por que Deus não desistiu de Moisés quando ele ficou dando desculpas para não cumprir o chamado de Deus? Por que Deus não desistiu de Elias quando se sentindo sozinho, pediu para morrer? Por que Deus não desistiu de Davi quando adulterou e tramou a morte de Urias? Por que Deus não desistiu de Jeremias quando, inseguro, se disse incapaz do exercício profético? Por que Deus não desistiu de Pedro quando por três vezes negou a Cristo? Por que Deus não desistiu de Saulo quando perseguia a sua Igreja? Por que Deus não desiste de você e porque Ele não desiste de mim quando, em meio às nossas fraquezas, falhas não queremos mais continuar? “Deus tem um plano na vida de cada um de nós. Não entendemos no momento, mas depois compreenderemos que Deus não erra, que Deus não nos escolheu aleatoriamente. Era para ser eu. Era para ser você. Pois nós somos insubstituíveis para o nosso Deus. Quando Deus escolheu Jonas será que Ele não conhecia seu caráter, sua xenofobia, sua aversão aos pagãos, principalmente aos ninivitas? Claro que Deus sabia tudo sobre Jonas. Mas, Ele tinha um propósito eterno a se concretizar na história da vida de Jonas e no seu plano eterno Deus escolheu Jonas e não outro. Deus sabe e conhece tudo sobre você, conhece suas falhas, suas fraquezas, suas limitações, suas imperfeições. Deus sabe tudo. Ele nos conhece desde o ventre da nossa mãe. Deus escolheu você. Na vida, não existe destino… existe a providência divina… que não olha para quem nós somos. Deus não se engana, Deus não erra”, acredita.
Os planos Dele…
Pastor Claudio afirma que Deus te escolheu e vai te usar com suas falhas e fraquezas, até porque a glória é Dele o poder é Dele e nós somos simplesmente vasos de barro, e se somos vasos o que importa não é o vaso, mas o conteúdo dentro do vaso. Deus quer nos usar para o Seu plano que é salvar as pessoas por meio do Seu filho Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para cumprir o plano da salvação. “Os propósitos de Deus são eternos e imutáveis; se Deus tem um propósito com você e em você, Ele não desiste de você! Se for preciso, Deus tira você de dentro do ventre do peixe, mas Ele não vai desistir. Por que Deus não desiste de nós? Para que realizemos as obras possíveis para as quais Ele nos escolheu que é levar seu amor em Cristo para todos. Existem obras impossíveis de serem realizadas pelos seres humanos, mas Deus já as realizou: Ele enviou Jesus, que morreu e ressuscitou para salvar a humanidade dos pecados, da morte eterna e do poder do diabo. Deus realiza milagres em nossa vida de acordo com Sua vontade. Nos conforta e consola com seu perdão… e nos escolhe para realizarmos Seus planos na vida das pessoas. Deus não precisa de nós, mas Ele nos escolheu para sermos mensageiros do Seu amor, da Sua graça e testemunhas de Cristo para todos”, destaca.
Você é importante!
Deus não vai desistir de nós. Pelo fato de estarmos nos Seus planos, Ele vai abalar a nossa vida, vai enviar terremotos, maremotos, tempestades, furacões. Vai sacudir o barco da nossa vida, vai nos jogar nas profundezas do mar, vai nos fazer submergir de lá até que finalmente chegaremos a Nínive. Se Deus não desiste de nós, por que nós temos que viver desistindo? Não desanime. “Não desista de você, de seus planos, projetos, da sua família, que é o bem mais precioso que Deus te dá e, principalmente, não desista de tua fé em Jesus. Não deixe o diabo te enganar, ele quer fazer você desanimar e desistir, mas não desista. Deus demonstrou através de Jesus Cristo, que morreu, ressuscitou e prometeu estar conosco todos os dias até o fim dos tempos, que você é importante para Ele. Não desista! Continue sua caminhada. Deus vai te fortalecer. Não desista da conversão de seu esposo ou esposa! Não desista dos seus filhos que estão no mundo das drogas! Não desista de buscar a Deus e de ser transformado pela ação do Espírito Santo. Deus não desiste de você e nunca te abandonará”, finaliza.
Capa