“Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino”. 1 Coríntios 13:11
Muito bem, somos desafiados o tempo todo e alguns desafios revelam realmente se saímos da nossa fase de menino e nos tornamos homens de fato.
Há na Bíblia palavras que revelam o que significam homem.
1 – Adam ou Adão (Gênesis 1:26; 2:7; 3:24), que significa somente homem;
2 – Iche (Zacarias 6:12), significa varão completo, homem forte;
3 – Enox (Salmo 8:4; 73:5), quer dizer mortal, homem fraco;
4 – Gehver (Êxodo 10:1; Zacarias 13:7), é homem de valor ou de prestígio.
Percebe-se que ser homem do ponto de vista real e verdadeiro, Bíblico, é totalmente diferente do que temos visto e ouvido por aí. É de fato deixar para trás as atitudes de menino e viver essa faixa etária com muita responsabilidade sendo o que Deus projetou para o homem ser: homem, varão completo, homem forte, mas mortal, homem de valor e de prestígio. Foi com esse propósito que Deus nos fez, para assumirmos esse papel em sua totalidade em todas as áreas de nossa vida e principalmente, nos dias de hoje e nos que se segue.
Porque como diz o pastor Claudio Duarte: ”homem está igual mico leão dourado, difícil de achar”. Nessa fase de nossa vida, não podemos ter atitudes de menino, falar como menino, pensar, raciocinar como tal. Essa fase já passou e não tem mais como voltar atrás. Alguns de nós trazemos em nossa memória e em nossas emoções, sentimentos, traumas que influenciam de maneira negativa, como por exemplo: a falta de amor, contato físico por parte dos pais, abusos, discriminação e tantos outros traumas. A mente de uma criança não deveria passar pelo estresse de questões cruéis como assédio ou violência doméstica. Isso afetou e afeta muitos homens hoje.
Quantos seguindo os traços do pai e caindo na promiscuidade, acreditam ser natural? Mas nada disso permanece quando assumimos nossa verdadeira identidade dada por Deus, homem. Então, não temos desculpas, pois a sagrada escritura diz: ”Tudo posso Naquele que me fortalece”. Deus tem o poder e a sabedoria que precisamos para vivermos nossa verdadeira identidade para nós mesmos, para a nossa família, para a sociedade que nos cerca e que espera de nós essa atitude: ser homem de verdade, deixando para trás as coisas de menino.