Aproximando-se os dias da morte de Davi, ele chamou Salomão, seu filho, para lhe dar a última instrução. Certamente, Salomão estava inquieto e inseguro. Afinal, seria o substituto do homem segundo o coração de Deus, o salmista carismático e amado pelo povo, o homem que derrotou Golias. Salomão esperava que seu pai lhe dissesse algo como: “Fica tranquilo, Salomão, porque o Senhor é Teu pastor e nada te faltará. Confia, entrega e descansa e o mais Ele fará. Fica tranquilo que os anjos do Senhor estão acampando ao seu redor.” Porém, tudo o que Davi lhe disse e ficou registrado foi: “Coragem e seja homem.” I Reis 2:1 e 2. Muitas são as circunstâncias em que desejamos consolo e afago, e Deus nos diz: “Seja homem”. E não se trata aqui de perfil biológico, mas sim de desempenhar o papel do homem segundo o padrão de Deus, ser homem de verdade. A maior parte dos conflitos familiares acontece por falta de compreensão tanto por parte do marido como por parte da mulher, do papel que devem desempenhar no lar. Sabem por quê? Falta-lhes o ensino da Palavra de Deus. Deus quer ver o homem como líder, com o pleno conhecimento de sua esposa e filhos, com a força para lutar por seus sonhos e projetos, com vontade de conhecer e adquirir muita sabedoria. Mas, para isso, ele precisa ter o Governo de Deus, a ação do Espírito Santo e a direção de Jesus. O amor de marido, pai e propriamente o amor de homem direcionado por Deus, causa grande resultados; quem não se submeteria a uma liderança amorosa e em sacrifício?
Como homem, marido, pai, trabalhador cristão, o homem deve espelhar três características de Jesus para conduzir sua vida: PROFETA – SACERDOTE – REI.
1. O Homem deve ser REI, ter o governo da casa, a autoridade sobre a família, governar suas vontades e desenvolver os grandes valores da Palavra do SENHOR.
Nunca perca essa visão: varão valoroso se quer ser um rei em sua casa, trate sua esposa como uma rainha, seus filhos como príncipes e sua casa como um reino rico e poderoso.
2. O homem deve ser PROFETA, alguém que na dificuldade não se desespera e não enlouquece a família, deixando todos ansiosos e inseguros, aquele que não perde o controle das áreas que têm para serem ajustadas. Nos momentos de crise, traz a Palavra de Deus para seu rebanho para que ele não se corrompa, lembre-se de Jó em Jó 1:1-5. Veja bem, seus filhos estarão atentos para o seu procedimento frente às tempestades da vida e é a sua reação que estará formando o caráter deles.
3. O homem deve ser SACERDOTE. Não é alguém distante e alheio, mas sim alguém compassivo que sente o problema da sua família e das pessoas que o cercam em seu dia a dia, como se fosse em si, e apresenta a família e os problemas a Deus em contínua intercessão. O sacerdote é alguém que investe tempo em oração, colocando a todos os necessitados no altar de Deus.
Deus está dizendo para você e pra mim: “Coragem e seja homem.” I Reis 2:1 e 2. O mundo e nossa sociedade está precisando desse modelo, o original sendo o que Deus fez.