Conectado com

Teoria do Design Inteligente: você já ouviu falar?

Capa

Teoria do Design Inteligente: você já ouviu falar?

Teoria do Design Inteligente: você já ouviu falar?

“Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o Seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer”!

Isaías 40:26

 

Um grande cientista de renome nacional e internacional, Marcos Eberlin, esteve em Marechal Cândido Rondon recentemente, proferindo palestras e trazendo conhecimento científico para centenas de pessoas. Possui graduação (1982), mestrado (1984) e doutorado (1988) em Química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e pós-doutorado no Laboratório Aston de Espectrometria de Massas da Universidade de Purdue, USA (1989-1991). Atualmente, é professor titular MS-6 da UNICAMP, onde fundou e coordena o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas. É membro da Academia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). Recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de Reconhecimento Acadêmico (2002) e Prêmio Scopus-Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal, e a medalha Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas, a maior honraria concedida na área. Atualmente, é presidente-executivo da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS) e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI BRASIL).

Eberlin veio anunciar a maior descoberta científica de todos os tempos: a de que fomos planejados! Inclusive, essas palavras formam o nome do livro que também foi lançado na oportunidade em que esteve em nossa cidade, onde fala sobre a questão maior: “De onde viemos e para onde vamos?” O cientista avalia – via átomos e moléculas – o que a ciência de fato sabe sobre a “sopa de Miller”, que teria gerado o “micróbio primordial”, e então sua transformação “a la Darwin” em uma microbiologista, entre outros assuntos. Outra hipótese, porém, é debatida: a ciência descobriu que fomos feitos prontos, por um designer inteligentíssimo. Será? Acaso ou design?

Confira essa reportagem especial e exclusiva da Revista Paz… em que a ciência prova a Grande Verdade que cremos: a existência do nosso Deus Todo Poderoso!

 

Teoria do Design Inteligente

Eberlin é presidente-executivo da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI BRASIL).  A Teoria do Design Inteligente é a Ciência de detecção – ou não – de design inteligente. Ou seja, é o estudo científico de padrões na natureza que possam referendar – ou descartar – a ação de uma mente inteligente como a causa de um efeito. A TDI é, portanto, a ciência que propõe estabelecer quando, frente a um efeito, estamos autorizados cientificamente a inferir se a causa primeira mais provável desse efeito – o Universo e Vida – seria a ação de uma mente inteligente ou a de forças naturais não guiadas.

De acordo com o site oficial da TDI, os seus postulados e sua opção hoje pela causa inteligente para o Universo e a Vida podem também ser entendidos através dos seguintes argumentos:

– A Vida e o Universo apresentam características de complexidade irredutível, informação abstrata funcional, ajuste fino e antevidência genial.

– As causas disponíveis são forças naturais não-guiadas OU a ação de uma mente inteligente.

– Somente uma mente inteligente teria a capacidade de formar o Universo e gerar nele Vida com estas características.

Logo, uma ação inteligente é a melhor inferência científica para a causa – conhecida, necessária, suficiente, testável e falseável – do Universo e da Vida.

 

Design Inteligente x Teoria da Evolução

O professor Marcos explica que a Teoria do Design Inteligente combate a Teoria da Evolução, proposta por Darwin e por muitos anos aceita e estudada por milhares de pessoas. A evolução defende que surgiu uma ameba primordial, que foi evoluindo lenta, gradual e sucessivamente e teria resultado inclusive em nós! Que os chimpanzés seriam nossos parentes… que um dia, teria ocorrido uma grande explosão e o universo sido criado… que processos naturais não guiados teriam sucessivamente evoluído a vida nesse planeta…  pegando uma forma rudimentar de vida e transformado em ser humano. “E essa é a grande novidade científica que anuncio: estávamos enganados! Por 150 anos, seguimos um caminho totalmente equivocado… achávamos que tínhamos evidências de que isso seria realidade… mas, nada em ciência é melhor do que um dado após o outro, dia após dia. E dado após dado, espectro após espectro, descoberta após descoberta, encontramos uma teoria melhor: a Teoria do Design Inteligente, que mostra que a vida surgiu pronta nesse planeta… o universo surgiu pronto, arquitetado por uma mente extremamente inteligente. Isso é descoberta científica! Portanto, temos duas teorias que concorrem em ciência: por um lado Darwin, que diz que a matéria é a única coisa que existiu, existe e existirá, com a Teoria da Evolução; e de outro lado, o Design Inteligente: dados científicos que mostram que fomos feitos por uma mente extremamente inteligente”, explica.

 

Tudo pensando pela Mente Inteligente…

A Teoria do Design Inteligente diz que não evoluímos de matéria inanimada lenta, gradual e sucessivamente… fomos feitos prontos, sendo que a vida é sofisticada e complexa ao seu extremo, não podendo ser reduzida, já que seu nível mínimo de complexidade é extremamente alto. “Matéria inanimada não poderia chegar a esse nível de complexidade que não se pode reduzir… uma mente inteligente fez um código que habita dentro das células de cada ser humano… alguém, ao planejar a vida, deixou nessa vida características que a preservam… por exemplo: tente parar de respirar! Esse ser inteligente já pensou em tudo! Se você quiser tentar se suicidar trancando a sua respiração, não vai conseguir! É um mecanismo primordial da vida e vai chegar um ponto em que seu corpo vai te forçar a respirar… e assim, há várias formas no seu corpo que permite que a vida seja preservada… feitas por uma mente inteligente. Outro exemplo é a dor, prevista pela mente inteligente para proteger a vida”, destaca Eberlin.

 

E qual a resposta que a ciência tem para quem é o designer?

O professor Marcos responde: “Não sabemos! A ciência é magnífica, mas não tem resposta para tudo. Os limites da ciência não nos permitem, como cientistas, descobrir quem seria o designer. Não há como usar a metodologia científica com esse objetivo. Sabemos que a obra foi de uma mente inteligente, sabemos descrever algumas características que essa mente deveria ter, mas quando nos perguntam quem foi, a ciência se cala. Mas eu sei, felizmente, um pouco mais do que a ciência me ensinou… sei um pouco de filosofia e teologia, e a minha filosofia e minha teologia me apontam sim para Deus, e o Deus bíblico, como o melhor candidato para o Designer! É por isso que a TDI é tão combatida, pois é a própria ciência, seus métodos e princípios que detectam a ação de uma mente inteligente como causa primeira do Universo e da Vida, sem qualquer preconceito ou predefinição, porém não é a ciência, mas sim a filosofia e a teologia, que fazem a descoberta mais importante”, enfatiza.

 

Deus fez todas as coisas

Em entrevista exclusiva para a reportagem da Revista Paz, Eberlin destaca que é cristão e crê que Deus fez todas as coisas. “Eu sou criacionista e creio em Gênesis 1 e 2, que é um relato literal, histórico, preciso e confiável sobre a formação do planeta. Fomos feitos em seis dias literais. Fomo feitos prontos. Alguém nos chamou a existência pelo poder da Sua Palavra. Ele disse: ‘haja luz’… e houve luz. ‘Haja universo’… e o universo foi feito pronto, estruturado… as galáxias, as estrelas e tudo mais… a gente olha na imensidão do universo, fotos de aparentemente 13 bilhões de anos e o universo está pronto! Essa história de que o Big Bang criou um gás que se expandiu e formou estrelas e tudo, não bate com os fatos! Eu creio em um Deus que chamou a vida à existência pelo poder da Sua Palavra: ‘haja plantas, animais…’ e tudo surgiu! Um relato bíblico conta que Jesus chega e Lázaro está morto há quatro dias… Ele diz: ‘daqui um mês volto que vou operá-lo’? Não! Ele fala: ‘Lázaro saia’! E ele sai pronto, recuperado… Jesus vai transformar água em vinho e está pronto, pra beber, com o poder da Sua Palavra.. a  mulher que vertia sangue encosta Nela e Ele diz: ‘senti que de mim saiu poder’… o Poder que controla forças muito além das forças naturais… Ele tem um poder que transcende a matéria. É nesse Deus que eu creio: que fez as coisas prontas. Não creio no deus que fez a evolução, que guiou o Big Bang… esse deus eu não cultuo”, ressalta.

 

A Fé antes da ciência

Questionado sobre se já era cristão quando resolveu estudar ciência, Eberlin destaca que costuma dizer que “nasceu na igreja”. “Aos quatro anos, meu pai que estava afastado, voltou pra igreja com a minha mãe e todas as crianças. Quatro anos é a idade da razão e eu estava na igreja. Quando entrei na ciência, me falaram que o Big Bang e a evolução ocorreram. E me transformei naquela ciosa que hoje acho ser a pior: um evolucionista ateísta. Achava que Deus tinha guiado o Big Bang e a evolução. Por muitos anos, fiquei nessa. Mas, quando comecei a estudar bem a ciência, percebi que essas coisas nunca aconteceram. E aí me tornei um cristão por completo: que crê nesse Deus Todo Poderoso e não usa processos naturais, que pelo poder da Palavra, chamou aquilo que tinha visualizado à existência”, destaca.

 

Para onde iremos?

Perguntado se crê na Salvação, o cientista é enfático: “Absolutamente! É incrível esse Deus Todo Poderoso! Parece que um dia Ele se sentiu só… aí pensou: ‘tem os anjos todos… mas Eu quero criar um ser à minha imagem e semelhança… que seja como Eu sou. Creio que sou um ser especial, não por mim, mas por Ele. Fui criado por Ele um ser especial, à sua imagem e semelhança… e fui feito para me relacionar com Ele. Deus sabe das nossas lutas, imperfeições e tudo mais e Ele está nos treinando para sermos como Ele é. Apesar de termos possibilidade de fazer coisas diferentes, Deus nos treina para sermos também do ponto de vista de caráter, igual a Ele. A nossa vida é um aprendizado para que um dia estejamos lado a lado com Aquele que nos fez à Sua imagem e semelhança. A Bíblia fala que Ele conversava com Adão e Eva todas as tardes… é um Deus que gosta de bater papo, inclusive. E bater papo com gente que é igual a Ele… criaturas Dele.. sendo que somente Ele é o todo poderoso”, finaliza.

Capa

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Capa

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo