Conectado com

Três Princípios de Vida

Recarga

Três Princípios de Vida

O apóstolo Paulo em Romanos nos mostra três princípios fantásticos para vivermos, lutarmos e vencermos as pequenas e grandes batalhas que se levantam ao nosso redor:

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” Rm 12:12

O primeiro princípio é: “alegrem-se na esperança”. A palavra “esperança”, segundo o dicionário, significa: “ato de esperar por um bem que se deseja”. Em nossa língua, a palavra dá margem para um “talvez”, para uma incerteza, mas na linguagem original, essa palavra se remete a algo que é certo, no entanto, ainda não se realizou. O contexto fala claramente sobre a eternidade ao lado de Jesus, mas podemos aplicar o princípio a todas as promessas de Deus feitas a nós.

Temos o perdão, a justificação e o amor. Temos promessas de paz, de sustento, de alegria, de capacitação, de vitória sobre o inimigo, de refrigério e de um refúgio mesmo em meio às dificuldades. Porém, existem duas formas para esperar: tristes ou alegres. Você deve estar se questionando: “Como me alegrar se ainda não aconteceu?” E eu te respondo: “Como me entristecer se tenho a convicção de que vai acontecer?” Isso é fé! A certeza daquilo que se espera, e a convicção daquilo que não se vê… ainda! O que você espera? Deus te fez promessas, então, volte-se para Sua Palavra e ore a Deus agradecendo-lhe por ser fiel para realizá-las.

O segundo princípio é: “sejam pacientes na tribulação”. Jesus já nos alertou que passaríamos por aflições nesta vida. Isso quer dizer que se há a certeza de vitória, há também a certeza de lutas.

A palavra usada para tribulação se remete à pressão, como a de uma prensa que espreme para tirar o suco de uvas ou azeitonas. No momento em que estamos sendo atribulados, ficamos pressionados e espremidos, ficamos acuados e amedrontados, e tudo que desejamos é que acabe de uma vez e que o sofrimento passe. Mas, já fomos alertados pelo próprio Jesus que passaríamos por tribulações e, para esses momentos, Ele quer que tenhamos paciência!

A paciência de que precisamos se refere à perseverança, uma disposição de continuar, de não desistir; se refere também à tolerância, habilidade de permanecer firme mesmo debaixo de grandes pressões. A paciência não vem de nossa natureza humana e imediatista, mas sim da fé e da confiança, que surgem em nosso coração ao contemplarmos a esperança que o Senhor tem prometido.

O terceiro princípio aqui encontrado é: “perseverem na oração”. Parece contraditório orarmos quando sabemos que Deus já sabe o futuro. Todavia, de alguma forma sobrenatural e inexplicável, podemos confiar que nossas orações têm força diante de Deus e demonstram nossa constante confiança Nele, mesmo em momentos de angústia.

Você está sendo atribulado por alguma situação? Algo tem feito você se preocupar de maneira desordenada? Tem enfrentado grandes batalhas que, às vezes, te fazem pensar em desistir?  Há esperança para você! Há solução para você!

Alegre-se na esperança das promessas de Deus! Visualize pelos olhos da fé um futuro diferente! Seja perseverante, mesmo quando estiver sendo espremido pelas pressões e tribulações que se levantam! Não desista de orar, não desista de buscar a Deus, não desista de ir à igreja! Apresente diante do Senhor as suas aflições!

Recarga
Thiago Rodrigo Smaniotto - Pastor da Igreja Evangélica A Verdade que Liberta

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Recarga

Para o Topo