Por pastor Elvino Krieser
Se pudéssemos profundamente pesquisar a vida das pessoas, saber como de fato elas vivem, quais são suas manias e pensamentos, saber o que elas dão importância e o que não dão, teríamos uma imagem sobre o seu sucesso ou fracasso no amanhã. Veríamos que as pessoas vivem de acordo os seus costumes.
Esses costumes podem ser diversos, apenas queremos enumerar alguns: consumir alimentos saudáveis ou que prejudicam a saúde; trabalhar pelo sustento e aquisição de patrimônio ou pagar prestações das dívidas; gostar de viver no conforto do lar ou nas discussões intermináveis do desajuste familiar; santificar o final de semana ou seguir os vícios do mundo.
Os nossos costumes, que fazemos mecanicamente, trazem implicações. Se forem bons, ajudam e nos engrandecem, porém se forem maus, atrapalham e nos empobrecem. Podemos concluir que somos o que costumamos fazer.
Nesse Salmo 119: 129-136 vemos que, quem guarda a Palavra do Senhor em seu coração e vive de acordo com os seus conselhos, tem o olhar divino diariamente sobre a sua vida, recebe uma luz para desenvolver bons costumes e um convite especial para uma vida abençoada.
Complica quando olhamos para nós e não vemos só bons costumes; quando chegamos em casa e temos desentendimento na família; quando falta-nos a vontade de abrir e ler a Bíblia Sagrada, a Palavra do Senhor para o conforto e orientação; quando, desanimados, nem sentimos mais aquela boa vontade de conversar com o Pai celeste em oração; quando desinteressados deixamos de ir ao culto. Percebemos esse problema em muitos lares, contudo é possível reagir.
O poder da reação vem do próprio Deus, que mostra-nos o seu bom costume, a sua boa vontade e o seu grande amor. Pois ele gosta muito, através de Jesus Cristo, de ter piedade, compaixão, dos seus filhos e está sempre pronto para ajudar. Ele gosta, através de Jesus, de cuidar da nossa vida, ajudar a administrá-la, dar-nos o pão, a alegria e a Salvação eterna.
Por isso, vivamos conforme o costume que Deus tem para conosco e não conforme o costume do mundo e seus pecados. Porque o que Deus mais gosta de fazer é nos ajudar. Certamente um bom costume que nos ajuda muito, nos salva. Amém!
Como são agradáveis as tuas palavras, Senhor, ajude-nos a confiarmos mais em Ti. Perdoe-nos os costumes errados que temos e o prejuízo que causamos às pessoas e a nós mesmos. Dê-nos a Tua luz para iluminar o caminho da nossa vida e bons costumes para o nosso bem. Em nome de Jesus. Amém!