Conectado com

Você crê que Deus criou todas as coisas?

Capa

Você crê que Deus criou todas as coisas?

A Bíblia inicia com Gênesis 1:1: “No princípio, Deus criou os céus e a terra”. Contra fatos, não há argumentos. E como cristãos, cremos no sobrenatural, onde as coisas que não se veem são tão reais quando às que podemos tocar.

Aprendemos desde cedo na escola sobre várias teorias que tentam explicar a criação do mundo, das pessoas, etc… tal estudioso disse que o mundo surgiu a partir de uma explosão… outro fala que o homem é uma evolução do macaco… já outro, busca respostas diferentes…

Mas, a própria ciência já está tendo que mudar suas explicações, que são incompletas sem afirmar que há um Criador para todas as coisas… afinal, fomos planejados e não somos resultado de um mero acaso…

Quem é cristão, crê que Deus fez todas as coisas. Deus nos chamou à existência pelo poder da Sua Palavra. Ele disse: “haja luz”… e houve luz. “Haja universo”… e o universo foi feito pronto, estruturado… as galáxias, as estrelas e tudo mais… e nesta reportagem, trazemos uma reflexão muito importante sobre o tema, com um entrevistado muito especial, que faz parte da Sociedade Criacionista Brasileira. Vale a pena ler e ser edificado!

 

“Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra’”.

Gênesis 1:27,28

 

A Sociedade Criacionista Brasileira

De acordo com o Diretor Executivo da Sociedade Criacionista Brasileira (SCB), Rui Corrêa Vieira (que também é um dos fundadores da SCB, juntamente com seu pai, Ruy Carlos de Camargo Vieira), a SCB é uma associação civil, pessoa jurídica de direito privado, de natureza educativa e cultural, interdenominacional, tendo sido fundada em 1972 informalmente, pela família Vieira e mais alguns apoiadores, e no ano de 2000, foi institucionalizada juridicamente, com a intenção de divulgar no Brasil o Criacionismo Bíblico, suprindo a lacuna então existente quanto à literatura em língua portuguesa sobre a controvérsia Criacionismo/Evolucionismo (duas cosmovisões distintas) nos meios mais cultos de nossa sociedade. “A SCB não tem finalidades lucrativas, pelo que não remunera, não distribui dividendos, participações relativas a seus resultados operacionais ou parcelas de seu patrimônio, ou outro qualquer benefício ou vantagem a qualquer título a seus diretores e associados, mas todas as suas rendas e bens são utilizados e empregados no País, no sentido de atingir os objetivos a que se propõe”, explica.

 

O que é o Criacionismo?

“Creio que uma definição pura e simples do que é o Criacionismo seria uma cosmovisão que defende a criação de todas as coisas com planejamento e propósito, por um Deus Criador cujo poder e sabedoria se revelam nas próprias coisas criadas”, destaca.

Rui explica que dentro do criacionismo, há muitos tipos de modelos das Origens, segundo alguns estudiosos. Por exemplo: o Criacionismo Bíblico, o Criacionismo Científico, o Criacionismo Religioso, o Criacionismo da Terra Jovem, o Criacionismo do Intervalo Ativo, o Criacionismo do Intervalo Passivo, o Criacionismo Progressivo, o Evolucionismo teísta, a Teoria do Design Inteligente e a Teoria Sintética da Evolução. “A SCB apoia o Criacionismo Bíblico. As premissas do Criacionismo Bíblico que a SCB defende é a da existência de um Deus Criador, e consequentemente de planejamento, desígnio e propósito no Universo por Ele criado, incluindo particularmente nosso planeta Terra e todos os seres vivos. O Criacionismo Bíblico tem como referência a revelação de Deus feita ao homem, que se encontra nas Sagradas Escrituras”, enfatiza.

 

 “Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o Seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer”!

Isaías 40:26

 

Objetivos

Conforme descrito em seu Estatuto, “A SCB tem por objetivos: I – divulgar evidências resultantes de pesquisas, próprias e de outrem, que apoiem a tese da existência de planejamento, propósito e desígnio em todos os campos da natureza observável, em contraposição à tese do mero acaso mecanicista; II – divulgar evidências, resultantes de pesquisas, que apoiem a tese de que o mundo físico, incluindo as plantas, os animais e o homem, são o resultado de atos criativos diretos de um Deus pessoal; e III – sugerir, promover, coordenar e executar atividades editoriais, com publicações, traduções, projetos, programas e ações nas áreas educacional, cultural, científica e tecnológica. IV – apoiar a criação e o desenvolvimento de filiais em todo o território nacional”.

Ainda no seu Estatuto, “A SCB, na consecução de seus objetivos, defenderá sempre os seguintes conceitos: I – todos os tipos básicos de seres viventes, inclusive o homem, foram criados por atos diretos de Deus durante a Semana da Criação descrita no livro de Gênesis; II – quaisquer mudanças biológicas ocorridas desde então, somente acarretaram alterações dentro dos tipos básicos originalmente criados; III – o Dilúvio descrito no livro de Gênesis foi um fato histórico, universal em sua extensão e efeito; IV – o relato da criação especial de Adão e Eva como o primeiro casal de seres humanos, e a sua posterior queda em pecado, é a base para a fé na necessidade de um Salvador para toda a humanidade, de tal maneira que a salvação só pode ser alcançada mediante a aceitação de Jesus Cristo como Salvador”.

 

Interação

Segundo Rui, a SCB tem vários grupos e núcleos em diversas partes do nosso País, com o suporte da Sede da SCB quanto às suas atividades, com divulgação de suas publicações, programação em escolas, igrejas e outros projetos na divulgação do Criacionismo Bíblico. “Também mantemos contato com as principais sociedades criacionistas no mundo moderno, principalmente nos Estados Unidos, em alguns países da Europa e Austrália, e também com entidades que apoiam o movimento do ‘Design Inteligente’”, explica.

 

Desafios

Rui acredita que o maior desafio hoje é o de terem pessoas engajadas e comprometidas com a divulgação do Criacionismo Bíblico. “Temos recebido algum apoio financeiro de pessoas físicas e jurídicas para a consecução de nossos objetivos, em conformidade com o disposto em nosso Estatuto e Regimento Interno. São efetuadas prestações de contas anualmente na Assembleia Geral com a participação de nossos Associados”, explica.

Questionado sobre como levar a visão do Criacionismo para fora do ambiente religioso, como universidades, escolas, dentre outros, ele responde que é uma tarefa bastante difícil, tendo em vista o mundo atual agnóstico e ateísta, tanto nos meios religiosos, quanto acadêmicos.

 

Criacionismo x Evolucionismo

Ele explica que basicamente existem duas cosmovisões distintas que se contrapõem: a evolucionista e a criacionista. O Evolucionismo parte da aceitação do acaso, da aleatoriedade, na natureza, rejeitando a necessidade da existência de um Criador para a explicação daquilo que se observa e se busca compreender na pesquisa científica de todo o Universo. O Criacionismo, por outro lado, ao contrário do Evolucionismo, aceita a atuação do Sobrenatural nas origens de todas as coisas. “Essas diferenças de pressupostos levam naturalmente a diferenças de interpretação dos mesmos fenômenos naturais, de tal forma que o desenvolvimento das atividades científicas fica sujeito às restrições decorrentes das respectivas estruturas conceituais aceitas de antemão. Nesse contexto, nossas publicações e demais atividades procuram mostrar a alta improbabilidade e até mesmo a impossibilidade de ter ocorrido o surgimento de todas as coisas por mero acaso”, finaliza.

 

“Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém”. Romanos 11:36

Capa

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Capa

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo