Conectado com

2022 chegou. E agora? Organizando o ano letivo

Educação

2022 chegou. E agora? Organizando o ano letivo

2022 chegou e com ele mais um ano letivo. Sempre que um ano inicia, planejamos novos objetivos, listamos expectativas e propomos mudanças no caminhar. Parafraseando mensagens de final de ano, podemos dizer que temos um ano novinho pela frente, com 365 páginas para reescrever aquilo que não deu certo e planejar novas conquistas.

No ambiente escolar não é diferente; iniciamos com planos, expectativas e novos objetivos. Para que consigamos alcançá-los, precisamos nos organizar neste processo. Estudo, organização e disciplina são itens fundamentais para alcançarmos resultados positivos.

Para auxiliar neste processo, separamos algumas dicas para otimizar a organização da rotina de estudos:

Defina um objetivo – Firme um compromisso com você mesmo e tenha um propósito nas suas atividades.

Defina horários específicos de estudos (quando estudar) – Estudar requer comprometimento; por isso, organize uma agenda com suas atividades de estudo, definindo os horários, inclusive os que vão além da sala de aula.

Crie um cronograma (o que estudar) – O cronograma será o seu “guia” no percurso. Com ele, você se certificará de estudar todos os conteúdos.

Não acumule conteúdo – O acúmulo de conteúdo gera uma “bola de neve” e provavelmente você não conseguirá rever todos os conteúdos em tempo hábil.

Crie um ambiente para estudar – Um ambiente adequado auxilia no processo de concentração, e a organização dele minimiza interrupções para buscar algo.

Faça anotações – Escrever é uma excelente forma de aprender. As anotações também servirão para consultas e revisões.

Elimine distrações – Ambiente barulhentos e estímulos tecnológicos atrapalham a concentração. Evite mantê-los por perto durante os estudos.

Priorize a qualidade e o tempo do sono – Uma boa noite de sono impacta no seu bem-estar físico e emocional.

Pratique exercícios físicos regularmente – A prática de exercícios físicos proporciona uma série de benefícios ao corpo e à mente, impactando diretamente na qualidade dos estudos.

Relaxe corpo e mente – Inclua na sua rotina momentos para relaxar o corpo e a mente. Uma sobrecarga de atividades pode prejudicar o seu desempenho nos estudos.

Estudar requer comprometimento e força de vontade. Seguindo as dicas acima, você facilitará o processo e tornará o estudo mais proveitoso e prazeroso. Coloque em prática todas elas e bom estudo!

 

“O segredo do sucesso é fazer as coisas comuns de maneira incomumente bem.” (John Rockefeller)

https://ead.unipam.edu.br/blog/como-se-organizar-para-estudar (adaptado)

 

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

Para o Topo