Quando Jesus foi avisado de que Lázaro, seu amigo querido, estava enfermo, ele ainda se demorou mais dois dias no lugar em que estava antes de começar o deslocamento até Betânia. Pode parecer falta de amor ou cuidado, mas a verdade é muito mais profunda. A perspectiva divina é muito diferente da nossa. Deus tem seus próprios tempos e propósitos, e sua demora não é sinônimo de desinteresse ou incapacidade.
Primeiramente, os milagres de Deus são para Sua glória. Isso significa que todo milagre é uma oportunidade para que Deus seja exaltado e honrado. Para que isso aconteça, nós precisamos estar prontos para receber o milagre e nem sempre estamos. Oramos, aguardamos, mas não nos preparamos espiritualmente para lidar com o que está por vir.
Outro detalhe importante que não pode ser negligenciado: nós somos parte do milagre. Deus não age sozinho; ele envolve as pessoas no processo de trazer o milagre à realidade. Se Jesus quisesse agir sozinho, teria feito a pedra que cobria o túmulo de Lázaro rolar sozinha. No entanto, aquilo que está ao nosso alcance, Ele espera que nós façamos. O que nós podemos fazer o Senhor não faz.
Nós podemos mover a pedra, mas só Jesus pode ressuscitar um corpo morto há quatro dias. Jesus alimentou uma multidão, mas um menino forneceu os pães e os peixes.
É importante entender que Deus não precisa de nós, mas Ele faz questão de nos envolver no processo. Isso é uma demonstração de Seu amor e desejo de parceria conosco, como vemos em 1 Coríntios 3.9: “Porque nós somos colaboradores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus”.
Outro ponto importante que temos que considerar é que, quando desejamos experimentar um milagre, precisamos estar preparados para o desconforto. O corpo de Lázaro já estava enterrado há dias. Provavelmente, no momento em que a pedra foi movida, o mau cheiro infestou o ambiente. Quem quis presenciar o milagre precisou enfrentar aquele ambiente.
Precisamos estar preparadas porque os milagres, muitas vezes, exigem mudança de vida, de hábitos e sair da zona de conforto.
Você precisa de um milagre no seu casamento? Posicione-se como a esposa que o seu marido precisa. Precisa de um milagre na sua vida financeira? Posicione-se como despenseira do Senhor e cuide dos recursos com sabedoria. Precisa de cura física? Adote bons hábitos alimentares e cuide do templo do Senhor.
Posicione-se. Quando você crê e coopera com Deus, você está no caminho para experimentar o milagre que Ele tem preparado para você.