Conectado com

A esperança é maior que a ansiedade!

Recarga

A esperança é maior que a ansiedade!

“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança Nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.” Romanos 15:13

 

A ansiedade é considerada por muitos como a mais perigosa doença do século. O psicólogo Rollo May afirma que a ansiedade é o mais urgente e grave problema desta geração. A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, gerando um constante estímulo à urgência. Porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações e bagunçando os pensamentos e emoções. Fazem parte do “pacote” da ansiedade: as preocupações, as carências, as faltas, o sofrimento por antecipação, a insegurança, a incerteza, o desânimo e o pensamento acelerado. Os desdobramentos são de igual modo assustadores: depressão, síndrome do pânico e stress crônico.

Diante de um quadro tão estarrecedor, o que fazer? Para onde olhar? Como manter a paz e a esperança? Devemos colocar os nossos olhos no Deus da esperança! Ele tem o poder de nos encher de alegria e paz, antídotos poderosos contra a ansiedade! Existe uma conexão entre a esperança e a alegria. A alegria está ligada à esperança! Onde há desesperança não encontramos alegria, e onde vemos esperança encontramos uma grande alegria. Podemos até “medir” a esperança de uma pessoa por meio da sua alegria ou falta dela.

Quando entendemos o significado da palavra esperança, isso faz mais sentido. Na nossa cultura, esperança é vista como um desejo: “eu espero que isso aconteça”, é como um tiro no escuro. Ou ainda, é confundido com espera do verbo esperar. Enquanto que esperança vem do verbo esperançar. Muitos não vivem na esperança, mas vivem na espera, sem se mover, vivem de forma passiva. Mas esperança é baseada em algo que pode ser alcançado, então esperançar passa a ser uma força que nos torna resilientes.

Biblicamente, esperança é a alegre antecipação do que é bom! Se estamos em Cristo, recebemos uma esperança vitoriosa! Por meio da esperança, podemos ter alegria, mesmo antes de ter aquilo para o qual estamos orando! Alegria que se expressa antes que haja qualquer justificativa humana para se alegrar.

Eu posso não saber o que está acontecendo, mas eu posso viver na esperança, porque eu sei que nada do que eu estou enfrentando pegou Deus desprevenido.  Muitas coisas pelas quais passamos nos pegam de surpresa, mas nada é surpresa para o Senhor. Ele nunca é pego de surpresa, nada o pega desprevenido, então sempre podemos voltar para aquele lugar de confiança, de segurança! Posso confiar que Deus é bom, que Deus me ama e que Deus cuida de mim!

Quando nos achegamos diante do grande Deus, nossos problemas ficam pequenos; não tem como comparar a grandeza e o poder de nosso Senhor, com as aflições de nossa existência. Quando reconhecemos o tamanho de nosso Deus, nossa alma se aquieta, quando recorremos a Deus em meio às tempestades, os fortes ventos internos se acalmam.

Quando a ansiedade tenta novamente tomar espaço, essa paz do Senhor atua como uma barreira de proteção, dando-nos uma alternativa divina pra ser livre das preocupações.

A ansiedade tem te dominado?  Algo tem feito você se preocupar de maneira desordenada? Tem enfrentado grandes batalhas que, às vezes, te fazem pensar em desistir? Há esperança pra você!

Alegre-se na esperança das promessas de Deus! Visualize pelos olhos da fé um futuro diferente! Seja perseverante, mesmo quando estiver sendo espremido pelas pressões e tribulações que se levantam! Não desista de orar, não desista de buscar a Deus! Apresente diante Dele suas aflições!

Recarga
Thiago Rodrigo Smaniotto - Pastor da Igreja Evangélica A Verdade que Liberta

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Recarga

  • Recarga

    Tudo se resume em relacionamentos

    Por

    “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma...

  • Recarga

    Sempre em frente

    Por

    “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das...

  • Recarga

    Confiança

    Por

    “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;...

  • Recarga

    Estabilidade em meio às incertezas

    Por

    “Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei...

  • Recarga

    Três Princípios de Vida

    Por

    O apóstolo Paulo em Romanos nos mostra três princípios fantásticos para vivermos, lutarmos e vencermos as...

Para o Topo