Conectado com

Correndo para Vencer

Recarga

Correndo para Vencer

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” Filipenses 3: 13-14

 

Neste texto, o apóstolo Paulo nos convida a refletir sobre a corrida da vida cristã. A metáfora do atletismo é poderosa: assim como um atleta se prepara e se dedica para alcançar a vitória, nós, como cristãos, devemos nos esforçar na direção do prêmio celestial que Deus nos prometeu.

Paulo nos lembra que ainda não atingiu a perfeição, mas continua avançando, com os olhos fixos em Cristo. Essa atitude de constante progresso é essencial para nossa caminhada espiritual. Não podemos nos acomodar nem nos satisfazer com as vitórias passadas. Devemos ter uma “insatisfação santa” que nos impulsiona a buscar mais de Deus, cientes de nossa imperfeição e dependência Dele.

O chamado à maturidade espiritual é claro: precisamos fazer uma avaliação honesta de nós mesmos, sem nos compararmos aos outros, mas a Cristo. Essa busca incessante pela perfeição não se alcança nesta vida, mas nos prepara para a eternidade.

A dedicação ao Reino de Deus e Sua vontade é um outro ponto crucial. Paulo nos exorta a concentrar nossos esforços na vontade de Deus, sem nos distrair com interesses secundários. Tal como um atleta que não olha para trás durante a corrida, devemos esquecer o que ficou para trás e avançar para o que está diante de nós.

Nosso passado não deve nos deter. Pecados, vícios e ressentimentos precisam ser deixados para trás. Devemos buscar a Deus diariamente, assim como o povo de Israel buscava o maná no deserto. Cada dia traz novas oportunidades e revelações de Deus.

E, por fim, Paulo nos conclama a sair da inércia e a prosseguir com determinação. O prêmio que buscamos não é perecível como as coroas de louros dos antigos jogos gregos, mas uma coroa imperecível que nos aguarda no céu. Devemos correr segundo as regras divinas, lembrando que a verdadeira vitória está em cumprir a vontade de Deus.

Assim, inspirados pelo exemplo de Paulo, somos chamados a correr com perseverança, mantendo nossos olhos fixos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé. A corrida é árdua, mas a recompensa é eterna. Que possamos, todos os dias, buscar a Deus com fervor, deixando para trás tudo que nos impede de alcançar a plenitude em Cristo.

Recarga
Thiago Rodrigo Smaniotto - Pastor da Igreja Evangélica A Verdade que Liberta

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Recarga

Para o Topo