Conectado com

Futuro e incertezas?

Pastores

Futuro e incertezas?

Pastor Estagiário Jossemar Schulz dos Santos – Igreja Evangélica Luterana do Brasil – Paróquia Paz de Nova Santa Rosa

Mais um ano se passou. Um ano atípico, diferente, cheio de surpresas e mudanças de planos. Um ano que mudou o rumo de muitas coisas. Balançou o mundo, o país, as cidades. Muitos planos foram por água abaixo, e aquilo que havíamos planejado, tomou rumos diferentes. Surgem muitas perguntas: valeu esse ano que passou? Foi um ano perdido ou não? O que aproveitamos deste ano de pandemia? Talvez diríamos que perdemos sim muitas coisas. Mas ao mesmo tempo, houve muitos aprendizados. Famílias se reuniram, houve mais laços de amor, união e fortalecimento familiar; o Evangelho foi tão divulgado nas redes sociais como nunca havia sido divulgado antes; a Palavra de Deus foi anunciada a todos os povos; talvez foi um período para muitos se apegarem a Deus, e também para muitos se afastarem de Deus. No entanto, vemos pontos positivos e pontos negativos. E agora! O que esperamos para 2021? Faremos planos ou ficaremos na incerteza? Em quem confiar?

O Salmista nos convida: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia Nele, e o mais Ele fará” (Salmo 37:5). Diante da pandemia, podemos confiar no SENHOR. Diante dos sofrimentos que assolam toda a humanidade, podemos entregar nossa vida diante de Deus, e deixar que Ele a conduza. O sofrimento é inevitável. Após a entrada do pecado no mundo com o primeiro casal (Adão e Eva) toda a criação geme e sofre por causa do pecado. Talvez nos perguntamos: “Se faço tudo certo, porque tenho que sofrer”? Não sabemos. Mas com tantas incertezas, podemos ter uma certeza: o SENHOR está no controle de todas as coisas, e sabe o que é melhor para cada um de nós.

Talvez oramos ao SENHOR, e Ele não nos responde ao nosso tempo. Mas com certeza, Ele está ouvindo o nosso clamor, pois sabe muito bem, mais do que nós, do que precisamos e necessitamos. Entregar o caminho ao SENHOR, é entregar a vida e confiar inteiramente no cuidado de Deus. A vida se assemelha a uma estrada, a um caminho que deve ser percorrido. No contexto do Salmo, ao longo do caminho, há muitas pedras, perigos, tropeços, subidas e descidas. Existem desvios nos quais algumas pessoas se perdem; trechos bons e maus, lugares fáceis e difíceis. Independentemente do que seja, somente o Senhor pode guiar-nos com sucesso no nosso caminho. Davi escreveu este Salmo. Ele teve muitas dificuldades em sua vida, problemas familiares, com a nação, e com o seu povo quando era o rei. E todos os dias, buscava a orientação de Deus para que Ele o ajudasse. Este é o conselho de Davi para todos: “Entregar o teu caminho ao SENHOR”.

Jesus, no Evangelho conforme João 14:6, nos diz: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Este é o caminho. O caminho seguro de nossa vida é Cristo. Que neste ano, com tantas incertezas, podemos confiar na principal certeza: “Cristo é o caminho”, confia Nele, e o mais Ele fará!

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

Para o Topo