Conectado com

Golpe do empréstimo consignado

Cotidiano

Golpe do empréstimo consignado

Por Dr Christian Guenther – Advogado

Em tempos de pandemia e com o avanço da tecnologia, infelizmente estamos vivenciando um grave aumento nos golpes virtuais ou não. São golpes envolvendo falsos perfis do facebook ou demais redes sociais, clonagem de cartões, golpe do falso motoboy, sextorsão, dentre outros.

No entanto, uma modalidade nova de golpe vem surgindo: o golpe do empréstimo consignado. Nesta modalidade, os “golpistas” acabam criando uma falsa contratação de crédito consignado, onde não houve uma solicitação direta do consumidor para a contratação. Normalmente, são valores pequenos e por muitas vezes, se passam desapercebidos pela maioria dos aposentados e pensionistas.

Quando o golpe vem à tona e as vítimas procuram a Justiça, de maneira “mágica” as instituições financeiras apresentam supostos contratos de empréstimo constando a assinatura do beneficiário. No entanto, o golpe ocorre justamente na formalização deste suposto “contrato”.

Alguns correspondentes financeiros, de posse de documentos e contratos que efetivamente existiram, refazem a documentação sem o conhecimento e o consentimento dos consumidores e criam novos empréstimos e, com isso, aumentam sua margem de lucros e carteira de clientes.

Nos últimos meses, a Justiça Paranaense vem se deparando com várias e repetidas situações desta natureza, onde inclusive uma única destas operadoras sofreu dezenas de ações judiciais onde todos os beneficiários do suposto empréstimo alegavam a mesma situação: os contratos foram falsificados.

Mas, um incauto leitor pode afirmar: “mas o que eles, os falsários, teriam de lucro com valores tão baixos?” A resposta é: volume de negociações. Imaginem uma operação repetida milhões de vezes?

Portanto, sempre é bom ficar de olho atento a todos os descontos e movimentações financeiras nas contas bancárias, sejam elas para recebimento de salários ou benefícios previdenciários, pois a cada dia os golpistas inventam formas diferentes de buscar o dinheiro alheio.

Se alguém estiver sendo vítima desta prática, DENUNCIE. CONSULTE SEMPRE UM ADVOGADO de sua confiança. Um bom profissional pode evitar um gigantesco prejuízo financeiro.

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Para o Topo