Conectado com

História das igrejas se une à história de Marechal Cândido Rondon: um povo de fé! PARTE 2

Cotidiano

História das igrejas se une à história de Marechal Cândido Rondon: um povo de fé! PARTE 2

IELB – Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Comunidade Evangélica Luterana Cristo

Em 1951, o pastor Frederico Schroeder vinha de Videira (SC), para General Rondon com a finalidade de atender as famílias luteranas que migraram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para fixar residência neste município.

Ocorria nesta época um intenso fluxo migratório para a região Oeste do Paraná e entre as localidades ocupadas teve destaque a Vila General Rondon, onde aos poucos as famílias luteranas aumentavam, as quais tinham grande anseio em construir uma igreja e terem um local para difundir a Palavra de Deus e realizar o trabalho missionário para alcançar mais pessoas com o Evangelho.

Em 07 de maio de 1951, foi oficialmente fundada a Comunidade Evangélica Luterana Cristo na então vila de General Rondon e em 09 de maio, celebrado o primeiro culto, oficiado pelo pastor Arthur Fietz, na residência do senhor Benno Weirich.

O pastor Frederico Schroeder, que assistia os imigrantes luteranos, realizava os cultos na serraria dos irmãos Reschcke, porém, no dia 07 de outubro de 1951, convocou os membros para uma assembleia com a finalidade de fundar uma comunidade. Compareceram 17 membros votantes, sendo estes considerados membros fundadores desta Igreja que recebeu o nome de Comunidade Evangélica Luterana Cristo.

Os membros fundadores são os seguintes: Erich Wacholz, Georg Vorpagel, Ervino  Scheffler, Carlos Vorpagel, Wilhem Tuchtenhagem;  Arlindo Griebler, Albino Reinke, Ludwig Buss, Germano Buss, Eduard Reschke, Arnold Reschke,  Alexandre  Tilp; Friedrich Rehdlich; Paul  Vorpagel, Emil Bergmann; Arnold Reinke;  e Carlos A. Engelmann.

Nesta assembleia, também foi eleita a primeira diretoria que foi assim constituída: Presidente: Germano Buss; Secretário: Alexandre Tilp; Tesoureiro: Wilhelm Tuchtenhagen, Esta diretoria nomeou o membro Germano Buss como Capelão, que tinha a função de pastor leigo desta comunidade.

Durante quase três anos, os cultos continuavam sendo realizados na serraria dos irmãos Reschke, porém a Maripá havia doado um terreno e madeira para a construção de uma capela.  O lançamento da pedra fundamental desta capela foi no dia 21 de junho de 1953.

Com o aumento gradativo de membros, esta capela se tornou pequena, por isto, no ano de 1959, foram feitas ampliações e melhoramentos.

Passados 11 anos, com a comunidade em constante crescimento, tornou-se necessária a construção de uma nova igreja, sendo esta com um projeto em alvenaria. Para tornar possível a construção, foi removida a capela de madeira e por um período de dois anos, os cultos foram realizados no pavilhão de propriedade da comunidade existente no mesmo pátio da igreja.

A inauguração do novo templo ocorreu no dia 19 de novembro de 1972, sendo este o atual local de cultos da Congregação Luterana Cristo.

Em 03 de junho de 1968, é criada a Associação do Instituto Vocacional e Assistencial Rui Barbosa, substituindo a Sociedade Ginásio Evangélico Rui Barbosa.

Em 19 de Novembro de 1972, a Comunidade Evangélica Luterana Cristo inaugura seu novo templo e a instalação do sino com grande festa e a presença do reverendo Cristiano Steyer, primeiro pastor que atendeu a comunidade.

 

 

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Para o Topo