Conectado com

Mulheres empoderadas

Pastores

Mulheres empoderadas

Por Pastora Mariana Wild

Em 2016, o termo empoderamento feminino foi o termo mais procurado no Brasil, segundo um estudo sobre tendências visuais divulgado pelo site Shutterstock. Quase dois anos se passaram, e o termo continua em alta e a impressão que eu tenho é que ele é dito com um certo orgulho pelo sexo feminino, como um grito entalado na garganta há muitos e muitos anos. Aliás, há gerações inteiras. Todos nós sabemos das lutas das mulheres que atravessam os séculos, na tentativa de conquistar um lugar de reconhecimento e igualdade. As conquistas e avanços foram bons e custaram a vida de mulheres que foram pioneiras nesta luta. Estamos colhendo hoje o fruto do sacrifício de muitas mulheres, e o Dia Internacional da Mulher é uma tentativa de homenagear essa história de luta. Mas, será que na história da humanidade a mulher sempre foi sinônimo de inferioridade e fraqueza?

O recente termo empoderamento feminino evoca a ideia de fortalecimento, devolvendo o poder de escolha da mulher, trabalhando a sua confiança, se fortalecendo e construindo sua própria história. Saindo da sombra, por assim dizer. Mas se olharmos para a Bíblia, a Palavra de Deus, vemos mulheres empoderadas quando nem se sabia o que era isso! Vemos Débora, uma juíza que marcou a sua geração; Lídia, uma excelente comerciante; Ester, a rainha; Priscila, uma importante líder ministerial; Jael, poderosa guerreira.

O próprio texto de Provérbios 31 aponta a mulher que Deus planejou que nós fôssemos: uma mulher que sabe governar a casa, sabe administrar, ganha dinheiro, sabe liderar e negociar, e ainda, é um orgulho para seus filhos e marido, o que nos sugere uma mulher que além disso tudo, sabia cuidar de si mesma, era bonita e apresentável! Para o Senhor, nós temos a força! Nós somos capazes de muitas coisas! O discurso machista nos atribui frases preconceituosas, como “Mulher no volante, perigo constante”, mas a própria indústria de seguros barateia o valor para nós, por entender que as mulheres provocam menos acidentes e são mais cuidadosas com o carro. Hoje, mulheres dirigem caminhão, trabalham em oficinas mecânicas, pilotam aviões. Mulheres vítimas de violência são protegidas por Leis, como a Maria da Penha (violência doméstica) e a Lei Carolina Dieckman (crimes informáticos).  Muitas foram as conquistas ao longo dos anos: mulheres que aprenderam a ler, puderam estudar, votar e ocuparam cargos públicos ao redor do mundo.

A Bíblia diz que a mulher é ajudadora do homem, por isso quando combatemos a cultura machista, não combatemos o sexo masculino, mas sim ideias, mentalidades e pensamentos que transformam a verdade de Deus em mentira. Desde sempre, homens e mulheres se completam, e um pode reconhecer o valor do outro, sendo quem Deus quer que sejamos, juntos! Nosso Deus reconhece o nosso valor. Antes da moda de sermos empoderadas, Jesus já reconheceu o valor da mulher desprezada (João 4), e tinha discípulas que o serviam com seus bens (Lucas 8). Por isso, mulher, celebre o seu dia! Você tem a força, você pode sim ser quem Deus quer que você seja. Estude, cresça, sirva, administre, cuide da casa, crie seus filhos, trabalhe, seja uma bênção! Você tem valor para Deus, e jamais se envergonhe de ser mulher, muito pelo contrário, seja grata, pois ser mulher é um maravilhoso privilégio! Feliz Dia da Mulher!

Pastores

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Pastores

  • Pastores

    Toque transformador e restaurador

    Por

    Por pastora Sandra Helena Fanzlau   Reflexão baseada no texto do Evangelho de Lucas 13:10-27 Jesus...

  • Pastores

    O principal papel da família…

    Por

    Por Pastor Emerson Zielke Na paz do nosso Senhor Jesus Cristo, saudações queridos leitores da Revisa...

  • Pastores

    Sorria!

    Por

    Por pastor Valdemar Martin Estudiosos afirmam que, para mostrar uma cara feia ou apenas franzir a...

  • Pastores

    A montanha de Jó

    Por

    Por pastor Anilton Oliveira da Silva “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por...

  • Pastores

    Feliz é quem confia no Senhor – Sl 146:5

    Por

    Por Pastor Elvino Krieser Ultimamente, percebemos que a ONU (Organização das Nações Unidas), está empenhada em...

Para o Topo