Conectado com

Turminha da Paz

O Bom Samaritano

Nesta edição, vamos aprender mais sobre Jesus e seu amor através de uma parábola que Ele contou. Esta história fala de como é importante ajudar os outros.

Você se recorda que, na nossa última história, os amigos de Jesus queriam saber quem deles seria o maior, para conquistar o céu? Você se lembra que Jesus ensinou que precisamos ter um coração semelhante ao de uma criança? Nesta história, quem questiona Jesus sobre isso é um mestre da lei, ou seja, uma pessoa que conhecia as leis e tinha muito estudo, era conhecido como inteligente diante da sociedade.

Ele pergunta para Jesus o que devemos fazer para termos direito à vida eterna. Jesus, com carinho e sem querer diminuí-lo diante das pessoas, pede ao mestre da lei: “Como você interpreta a lei?” O mestre da lei responde que devemos amar a Deus e ao nosso próximo para ganharmos o céu. Mas pede para Jesus: “quem é meu próximo?” E hoje Jesus faz a mesma pergunta para nós: “quem é o seu próximo?”

Jesus nos ajuda a compreendermos quem é nosso próximo através de uma história conhecida como “O bom samaritano”. Certo dia, um homem viajava de Jerusalém para Jericó, quando vieram pessoas más, os assaltantes, que levaram todas as suas coisas; com isso, acabaram o machucando muito, o deixando na beira do caminho, ferido e sozinho. Que triste, não é? Mas preste atenção ao que acontece agora:

Passava por ali, neste mesmo caminho, um sacerdote. Ele olhou para o homem ferido, caído no chão e continuou seu trajeto.

Um tempo depois, passou por esta estrada um levita (os levitas eram pessoas escolhidas por Deus para cuidar do templo, das igrejas e guiar o povo na adoração a Deus). O levita olhou para aquele homem machucado e nada fez, continuou seu caminho.

Por último, passou por ali um homem samaritano (os samaritanos eram um povo que não se relacionavam muito bem com os judeus, pois os judeus consideravam eles impuros). O samaritano olhou para aquele homem e teve compaixão, ficou triste por ver como ele estava machucado e decidiu ajudar: Aproximou-se do homem, cuidou de suas feridas, e as enfaixou. Depois, levou-o para uma hospedaria e passou a noite cuidando dele. No outro dia, pediu ao dono da hospedaria que cuidasse dele e fizesse tudo que fosse necessário para a sua melhora. O samaritano pagou por todas as despesas e se prontificou no seu retorno a pagar o que o homem machucado necessitasse a mais.

Agora, vamos pensar um pouco: destas três pessoas que passaram por aquele homem ferido, as duas primeiras (o sacerdote e o levita) eram importantes diante do povo, tinham seu tempo dedicado a Deus e, mesmo assim, não o ajudaram. O samaritano não tinha dever de ajudar, mas fez tudo o que podia para deixar aquele homem bem. Quem é o próximo do homem que estava ferido? Isso mesmo, aquele que teve misericórdia e ajudou. Então, não podemos ficar só na igreja ou na nossa casa pensando que servir a Deus é apenas orar e isso é o suficiente. Precisamos ter nosso coração disposto para ajudar a quem precisa, afinal, será ao próprio Deus que estaremos ajudando.

Isso significa transformar nossas palavras (orações) em ações. E assim, sendo bom também nas nossas atitudes, alegraremos nosso Deus, tornaremos melhor a vida de nossos irmãos e com certeza, ganharemos o céu.

Turminha da Paz
Jéssika Aline Luft - Professora do Colégio Cristo Rei

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turminha da Paz

  • Turminha da Paz

    Pentecostes

    Por

    Você já ouviu falar no Espírito Santo? O Espírito Santo é o amor de Deus que...

  • Turminha da Paz

    A pesca maravilhosa!

    Por

    Olá amiguinho! A história de hoje fala sobre uma pesca; você gosta de pescar? Já foi...

  • Turminha da Paz

    A criação do mundo

    Por

    Olá amiguinho(a)! Hoje vamos conhecer uma história muito linda: a história de como Deus criou o...

  • Turminha da Paz

    Deus escolhe Abraão

    Por

      Você já teve que esperar por alguma coisa que queria muito? Essa história fala de...

  • Turminha da Paz

    O verdadeiro significado do Natal

    Por

      Você já conhece a história do Natal? O que realmente significa o Natal? Há muito...

Para o Topo