Tenho certeza de que você já teve medo. Eu já tive vários tipos de medo diferentes. Já tive medo do escuro e também tive medo de fantasmas, quando era criança. Cada velório que acontecia por perto me tirava algumas noites de sono. Já tive medo de ficar sozinha e de não arranjar namorado, quando era adolescente. Já tive medo de ter uma doença incapacitante, ou de morrer repentinamente antes de conseguir educar meu filho. Já tive medo de perder meu marido e meu filho e de ter que lutar com a dor da solidão. Já tive tanto medo que, se tivesse que pagar para ter medo, eu já teria gasto uma fortuna, sem nenhum proveito.
Afinal de contas, para que serve o medo? O medo tem algo de bom?
O ser humano precisa do medo para sua sobrevivência. Ele é um estímulo de proteção, pois nos leva à ação quando há perigo à vista. Se um carro vem em nossa direção, é o medo que nos faz pular para o lado. O medo das consequências também nos protege de fazer coisas erradas contra alguém, por exemplo. O medo também pode nos levar para perto de Deus, pois é nossa tendência correr para Ele quando alguma situação foge do nosso controle.
No entanto, o medo infundado ou exagerado pode nos prejudicar, pois nos paralisa, nos leva a tomar decisões precipitadas e nos leva ao desespero. Neste ponto, ele é uma ameaça à fé, pois o medo e a fé são emoções opostas que não podem coexistir.
Agora, veja que curioso: o medo e a fé têm muito em comum. Ambas as emoções exigem que você acredite em algo que você não pode ver. No entanto, enquanto a fé constrói, o medo derruba.
É por isso que encontramos tantas vezes o termo “Não temas” na Bíblia.
“Não tenham medo (Jo.14:27)”, “seja forte e corajoso” (Js.1:9), “no amor não há medo” (I Jo.4:18), “por que vocês estão com medo? (Mc. 4:40)”, e tantos outros versículos que nos estimulam a nos libertar do medo e sermos corajosos.
Quando sentir um medo paralisante novamente, faça a si mesma a seguinte pergunta, que tem funcionado para mim:
Eu escolho crer no poder de Deus e ter fé, ou escolho acreditar no poder do diabo e ter medo? Quem deles é o maior? Quem é que me sustenta?
Se Deus já faz tanto através da minha vida, mesmo quando sinto medo, imagine o que Ele pode fazer se eu não tiver?