Conectado com

Parecido com a mãe…

Sintonia com Deus

Parecido com a mãe…

Você é parecido (a) com sua mãe? É muito comum vermos crianças pequenas, ou até jovens e adultos, de quem se diz: ‘tem os olhos da mãe’, ou ‘é a cara da mãe’… e aí as semelhanças podem variar, como por exemplo: cor do cabelo, altura média, formato do nariz, tendência a engordar e outros mais (também acontece com o pai, claro). E isso é normal: é o que a biologia chama de ‘herança genética’.

Além disso, também existem estudos que analisam se existe herança genética com relação às características comportamentais, como humor, inteligência e talento.

Mas, na Bíblia encontramos outra característica ‘herdada da mãe’. O apóstolo Paulo escreve a Timóteo, declarando: “Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Lóide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem” (1Tm.1:5 – NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

Lóide e Eunice: o nome delas aparece somente neste versículo bíblico, e não há menção delas nem antes nem depois. Contudo, estas mulheres suscitaram a admiração do apóstolo Paulo. Veja que Paulo não menciona as características físicas (cor dos olhos, cabelos, etc), mas, em outras palavras, diz: ‘Timóteo, como você se parece com sua mãe e avó. Você herdou a FÉ que elas tinham.

Afinal, quem são essas mulheres? Não foram grandes pregadoras. Não fizeram viagens missionárias ou conferências evangelísticas, nem turnês juntando multidões. Mas, Eunice e Lóide foram simplesmente MÃES, e ali no seu lar, plantaram a semente do Evangelho.

Já o Timóteo, fruto da fé destas mulheres crentes, veio a tornar-se um evangelista (2Tm 4,5) e ‘braço direito’ do apóstolo Paulo, acompanhando o mesmo em suas viagens missionárias, vindo inclusive a ser o destinatário de duas cartas do apóstolo Paulo, além de ser citado pelo apóstolo como co-autor junto com ele, de várias epístolas (cartas): 2ª Coríntios (2Co.1:1) Filipenses (Fp.1:1), Colossenses (Cl.1:1) 1ª e 2ª Tessalonicenses (1Ts1:1 e 2Ts.1:1) e Filemon (Fm 1:1).

Tem um provérbio português muito conhecido que diz que “atrás de um grande homem tem uma grande mulher”, poderíamos parafrasear dizendo que ‘na formação de um grande homem, tem uma grande mãe’ e nisso, também podemos concordar com a declaração do poeta francês Victor Hugo, que disse: “Se você quer civilizar um homem, comece pela avó dele”.

Enfim, você que é mãe (como Eunice), ou mãe da mãe (como Lóide), não menospreze a importância do seu papel na educação e base de fé cristã de seus filhos e filhas. Além da semelhança física ou comportamental, a melhor herança é a fé no Senhor Jesus.

Que tal, a exemplo destas e outras mulheres de fé, ser uma grande referência aos seus filhos, cumprindo o que lemos em Provérbios 22:6: “Ensine seus filhos no caminho certo, e, mesmo quando envelhecerem, não se desviarão dele” (NVT: Nova Versão Transformada).

Deus abençoe a todas as mães, especialmente àquelas que levam seus filhos nos caminhos da fé em Cristo!

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Vale OURO…

    Por

    Em campeonatos, muitas vezes, ouvimos o narrador ou comentarista dizer: “Este lance vale Ouro!!” ou “Esta...

  • Sintonia com Deus

    Qual é sua religião?

    Por

    Se eu fizer esta pergunta aos leitores, obterei variadas respostas, como católico, luterano, batista, congregacional, quadrangular,...

  • Sintonia com Deus

    O Príncipe de Cavalo Branco

    Por

    Quem é pai de menina (no meu caso, de duas), provavelmente já sentou no sofá para...

  • Sintonia com Deus

    a.C / d.C

    Por

    Você certamente já deve ter visto, principalmente em livros de história, as inscrições ‘a.C’ e ‘d.C’....

  • Sintonia com Deus

    Pulando FORA do “Carnaval”!

    Por

    Há pouco tempo, a atriz Regina Casé fez uma infeliz e equivocada declaração, dizendo que “Todo...

Artigos Populares

Para o Topo