Conectado com

Uma viagem fantástica

Educação

Uma viagem fantástica

Por Prof. Ms. Adriana da Cunha – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio – Colégio Evangélico Martin Luther

 

Ao longo do tempo, a sociedade viveu períodos de intensas transformações.  Passamos de uma sociedade da caça à sociedade 5.0, esta conhecida como sendo a “sociedade super esperta”, envolvida com inteligência artificial, nuvem de dados, hiperconexões e formatos híbridos para a apropriação de novos conhecimentos. Na escola não poderia ser diferente… a evolução também é necessária.

Em um mundo em que as competências socioemocionais são, em muitos aspectos, mais solicitadas que as competências puramente técnicas, alunos e professores precisam se encontrar em um espaço onde a colaboração, argumentação, empatia, liderança, criatividade e compartilhamento de conhecimentos possam ser exercitados de forma colaborativa. O exercício da atividade colaborativa em sala é algo mágico!

Neste processo, a autonomia também é uma importante meta da educação. Jean Piaget se referiu a ela como “um poder que não se adquire senão de dentro e que não se exerce senão no seio da cooperação”, sendo ela uma conquista, que não acontece no ambiente escolar sem que o aluno tenha efetivamente a oportunidade de participar dela.

Da autonomia, surge a capacidade que qualquer pessoa tem de definir as leis para si mesma. Essa deliberação não toma como ponto de partida simplesmente a subjetividade, os gostos e os caprichos do indivíduo, mas adota como referência o que se poderia desejar para qualquer pessoa. É participando que se aprende a participar.

A autonomia faz-se fundamental para a formação de cidadãos conscientes e atuantes. No entanto, é importante que os alunos entendam que ter autonomia não significa fazer o que se quer, como e quando se quer, mas, sim, usar a liberdade com responsabilidade. Com acolhimento, cuidado e ética, a escola apresenta-se como um espaço propício para que isso se dê sem a perda da essência e da razão desse delicado e complexo caminho.

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

  • Educação

    Inovar para inspirar

    Por

    Por Prof. Ms. Adriana da Cunha – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio...

  • Educação

    A arte de cuidar e ser cuidado

    Por

    Por Liane M. Stamm Schwingel Psicopedagoga, historiadora e pós-graduada em Gestão Escolar Coordenadora Geral e professora...

  • Educação

    Dinheiro não é tudo, mas ajuda!

    Por

    Por Ildemar Kanitz – Diretor do Colégio Evangélico Martin Luther Como estão as suas contas? Você...

  • Educação

    2021 está aí, e você?

    Por

    Por Ildemar Kanitz – Diretor Colégio Evangélico Martin Luther Vivemos numa sociedade em que ainda é muito...

  • Educação

    2020: um ano perdido na educação?

    Por

    Por Letícia Schach – Coordenadora de Tecnologias Educacionais Mestre na área de Tecnologias e Formação de...

Para o Topo