Conectado com

Sintonia com Deus

Vale OURO…

Em campeonatos, muitas vezes, ouvimos o narrador ou comentarista dizer: “Este lance vale Ouro!!” ou “Esta jogada vale ouro!!”. A taça ou medalha de ouro sempre é aquela mais almejada pelos atletas, pois representa o melhor naquela modalidade, e o melhor ‘vale ouro’. Outro momento em que vemos a presença do ouro é na aliança de casamento, representando ali a união mais valiosa para Deus, e para o casal.

Mas, por que o ouro vale tanto? Segundo a Revista Super Interessante de Abril de 2001, entre outros atributos, o ouro é “o mais maleável de todos os metais, não corrói e é praticamente indestrutível”. Segundo o site www.infoescola.com, o ouro está presente em toda a parte da natureza, porém em concentrações ínfimas. Como exemplo, estão as águas do mar que contêm cerca de 1 Kg de ouro a cada 8,3 bilhões de litros, ou ainda, na crosta terrestre, onde a concentração é de cerca de 1 Kg do metal a cada 200.000 toneladas de massa sólida (litosfera). As grandes minas possuem concentração de 1 Kg a cada 334 toneladas. E por ser tão raro, o ouro possui um alto valor comercial.

Na Bíblia, sua simbologia vai muito além de seu valor monetário. O ouro é citado na Bíblia centenas de vezes, seja literal ou figurativamente: seu uso era muito comum entre os hebreus, tanto por seu valor, quanto por seu significado espiritual, ligado a Deus. Como é um metal muito valioso, os artefatos do Tabernáculo e do Templo de Salomão, por exemplo, eram feitos dele, ou revestidos. O sentido era que tudo o que fosse feito para Deus devia ser do melhor material possível. Além disso, o ouro simbolizava Deus, por ser durável e imutável. O ouro é muito resistente, tanto à água e ao oxigênio. Como o ouro praticamente não muda com o tempo, isso é usado para simbolizar o caráter imutável de Deus.

Outra simbologia importante também se refere ao modo de purificar o ouro, que é feito com o fogo. Assim, também, o ser humano temente a Deus muitas vezes é “purificado” pelo “fogo”, passando por provações que o tornam mais resistente e mais ligado a Deus. Quanto mais submetido ao fogo, mais puro é o ouro.

Da mesma forma, quanto mais se submete a Deus, mais forte é o homem. E com relação ao valor do homem está escrito: “Farei que o homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.” (Isaías 13:12). Na música ‘Raridade’, do cantor Anderson Freire, este versículo aparece, lembrando que Deus reconhece o valor do ser humano.

Nos textos bíblicos, encontramos os relatos das conquistas do Rei Salomão, entre as quais as minas de ouro, com o destaque para a cidade fenícia de Ofir. Veja: “E enviou-lhe Hirão, por meio de seus servos, navios, e servos práticos do mar, e foram com os servos de Salomão a Ofir, e tomaram de lá quatrocentos e cinquenta talentos de ouro; e os trouxeram ao rei Salomão”. (2Crônicas 8:18). Outros textos, onde encontramos a citação do ouro de Ofir, são Jó 28,16; Jó 22,24; IRs. 9,28; Sl.45,9.

Bem, o ouro de Ofir é o ouro mais fino, assim Deus também considera o ser humano como precioso, como o ouro puro e mais raro do que o ouro fino de Ofir.  No Capítulo 1 de Gênesis lemos sobre a criação e Deus diz que tudo que criou ‘é bom’ e após a criação do homem e da mulher, Ele diz que “é muito Bom” (Gn. 1:31). O ser humano é o melhor da criação de Deus, por isso, ‘Vale OURO’! Você Vale Ouro!! Lembre-se disso.

Sintonia com Deus
Vanderlei Britzke

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Sintonia com Deus

  • Sintonia com Deus

    Qual é sua religião?

    Por

    Se eu fizer esta pergunta aos leitores, obterei variadas respostas, como católico, luterano, batista, congregacional, quadrangular,...

  • Sintonia com Deus

    O Príncipe de Cavalo Branco

    Por

    Quem é pai de menina (no meu caso, de duas), provavelmente já sentou no sofá para...

  • Sintonia com Deus

    Parecido com a mãe…

    Por

    Você é parecido (a) com sua mãe? É muito comum vermos crianças pequenas, ou até jovens...

  • Sintonia com Deus

    a.C / d.C

    Por

    Você certamente já deve ter visto, principalmente em livros de história, as inscrições ‘a.C’ e ‘d.C’....

  • Sintonia com Deus

    Pulando FORA do “Carnaval”!

    Por

    Há pouco tempo, a atriz Regina Casé fez uma infeliz e equivocada declaração, dizendo que “Todo...

Artigos Populares

Para o Topo