Conectado com

Vença a superficialidade

Recarga

Vença a superficialidade

“’Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes” Mc 12:30-31

 

No mundo de hoje em que os amigos são virtuais, as famílias disfuncionais e os melhores companheiros os animais, podemos perceber um sério problema a ser combatido: a superficialidade.

Em outros tempos, a vida se concentrava em pequenas coisas; o indivíduo nascia e logo sabia o que estava fazendo na terra e qual seria o seu destino. Havia tempo para ser profundo em tudo! Cada momento era desfrutado com intensidade! Hoje temos tanta coisa para fazer que acabamos simplesmente por não admirar este estilo de vida de intensidade! Tudo bem! Não precisamos desejar esse modelo pacato para as nossas vidas, mas como sociedade estamos exacerbados para o lado contrário. A reação do mundo moderno a este estilo de vida está nos fazendo afundar nos relacionamentos, nos tornando superficiais.

Existem tantas coisas, atividades e pessoas disputando nosso tempo, que deveríamos parar e pensar: ao que damos valor? A quem valorizamos de verdade? Onde está Deus em minha vida? O resultado de não pensar nisso é uma falta de sintonia da fala com a prática da vida! Quantas pessoas dizem que Deus é o que existe de mais importante nas suas vidas? No entanto, a agenda semanal denuncia uma discrepância no que é falado com o que é vivido. Se for medir com nossa declaração de amor a Deus, constatamos pouco tempo de oração, de leitura da bíblia, e o pouco que é feito, muitas vezes é corrido e ainda com intenções egoístas. Deus não pode ser tratado como um gênio da lâmpada, nem uma receita mágica… Deus é pessoal e deseja um relacionamento!

Outros dizem que a família é tudo, mas novamente há um abismo entre a fala e a prática. Não há muito diálogo, quase não se encontram, não fazem as refeições juntos, e quando fazem, muitas vezes, usam mal este tempo precioso; celulares, tablets e canais de TV competem pela atenção a todo tempo. Conversas olho no olho. Quando? Com quem? Uma conversa que tenha espaço para compartilhar sentimentos? “Hum… hoje não dá, tá muito corrido, fala logo que tenho que sair”.

O estilo de vida superficial nos faz valorizar o trivial e perder o essencial! Parece que a proposta de Jesus para nós é muito diferente do estilo de vida a que estamos submetidos neste mundo. Quando Ele ensina sobre como amar a Deus, isso não tem nada a ver com algo superficial, mas sim, algo muito intenso! Todo o coração, toda a alma, todas as forças e todo entendimento! É entrega total!

A profundidade é intrínseca ao amor, isto é, está entranhada nele, dentro, não dá pra separar. Não existe amor bíblico que seja superficial! Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho! Isso não tem nada de superficial! Jesus tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim! (Jo 13:1). Novamente, não existe nada de superficial aqui!

Jesus nos ensina que devemos amar a Deus com toda intensidade, e ao próximo como ele nos amou: com tudo! Até o fim! Amar é ir mais fundo na entrega, na renúncia, na abnegação e no altruísmo. Dá trabalho, mas vale a pena!

 

Recarga
Thiago Rodrigo Smaniotto - Pastor da Igreja Evangélica A Verdade que Liberta

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Recarga

  • Recarga

    Tudo se resume em relacionamentos

    Por

    “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma...

  • Recarga

    Sempre em frente

    Por

    “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das...

  • Recarga

    Confiança

    Por

    “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;...

  • Recarga

    Estabilidade em meio às incertezas

    Por

    “Senhor, com o teu favor, deste-me firmeza e estabilidade; mas, quando escondeste a tua face, fiquei...

  • Recarga

    Três Princípios de Vida

    Por

    O apóstolo Paulo em Romanos nos mostra três princípios fantásticos para vivermos, lutarmos e vencermos as...

Para o Topo