Conectado com

Três razões para perdoar

Recarga

Três razões para perdoar

“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. Colossenses 3:13

 

“Ah, o problema são os outros!” “Você não sabe o que o outro me fez!” Pode parecer muito óbvio, mas com exceção de você, todo o resto do mundo é composto pelos “outros”. Tendo isso em mente, se torna inevitável que você seja por vezes ofendido pelas pessoas, e que em outras situações também as ofenda.

Quando isso acontece, perdoar é a solução! Perdoar é liberar, consertar, restituir, reconciliar! A Bíblia menciona três razões básicas pelas quais você deve abandonar o seu passado e perdoar as pessoas que o magoaram. E essas razões, por mais que às vezes tendamos a insistir no contrário, não têm nada a ver com o fato dessas pessoas merecerem ou não.

 

1. Você precisa perdoar aqueles que o feriram porque Deus perdoou você.

Colossenses 3:13 na versão NLT diz: “Lembre-se, o Senhor te perdoou, então você deve perdoar os outros.” Se você quer ser uma pessoa que perdoa e é livre, primeiro precisa receber o perdão de Deus por meio de Jesus Cristo. A Bíblia diz que Deus veio à Terra em forma humana em Jesus para perdoar tudo o que já foi feito de errado. Ele pagou por nossos erros para que não tenhamos que pagar. Isso é uma boa notícia para nós! Podemos ser livres da condenação do pecado, recebendo, de graça, esse perdão que restaura completamente nosso relacionamento com Deus. Aliás, perdão é justamente isso: restauração de relacionamentos!

 

2. Você precisa perdoar aqueles que o magoaram porque, do contrário, o ressentimento irá controlá-lo.

A Bíblia diz em Eclesiastes 7:9: “Só os tolos se irritam rapidamente e guardam rancor” (CEV). O ressentimento tortura você, mantém preso ao passado, sofrendo constantemente por conta daquilo que já deveria ter ficado para trás. Quando você está preso ao passado, você é controlado pelo passado. Cada vez que você se ressente de algo, você permite que isso o controle. Alguns estão permitindo que as pessoas que os machucaram há cinco, 10 ou até 20 anos, ainda os machuquem hoje por causa do ressentimento. Não deixe que isso continue acontecendo. Seu passado é passado. Você precisa deixar para trás.

 

3. Você precisa perdoar aqueles que o magoaram porque você vai precisar de mais perdão no futuro. 

Jesus disse: “Pois se você perdoar outras pessoas quando elas pecarem contra você, seu Pai celestial também irá perdoá-lo. Mas se você não perdoar os pecados dos outros, seu Pai não os perdoará” (Mateus 6:14-15 NVI). O perdão é uma via de mão dupla. Você não pode receber o que não deseja dar.

Uma vez, alguém disse a John Wesley, um pastor britânico do século 18: “Eu nunca poderia perdoar essa pessoa”. Wesley respondeu: “Então, espero que você nunca peque”. Você não quer queimar a ponte pela qual você mesmo precisa atravessar, não é?

Recarga
Thiago Rodrigo Smaniotto - Pastor da Igreja Evangélica A Verdade que Liberta

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Recarga

Para o Topo