Conectado com

Vencendo o coração perturbado

Recarga

Vencendo o coração perturbado

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver”. João 14:1-3

 

Coração perturbado é a coisa mais comum do mundo. Todas as pessoas de todas as classes sociais, de todas as idades e credos religiosos sabem o que é um coração turbado. Nenhuma segurança ou sistema de alarme pode deixar do lado de fora, esse avassalador assaltante da alma e enfraquecedor do corpo e do espírito.

As causas que deixam o nosso coração turbado vêm de dentro e também de fora. Emanam da nossa mente e também do nosso corpo. Vêm daquilo que amamos e também do que tememos.

Jesus estava se despedindo dos seus discípulos. Aquela era a quinta-feira do suor de sangue; da traição de Judas; da negação de Pedro; e da prisão de Jesus. Os discípulos estão com o coração turbado: tristes, envergonhados, perplexos e vacilantes na fé.

Eles tinham motivos pra ficarem com o coração perturbado, nós também temos os nossos… e quando não temos, inventamos algo pra ficar. Vencer o coração perturbado é um dos grandes desafios de nossos dias.

Jesus os consola, dizendo-lhes: “Não se turbe o vosso coração”. Jesus é o motivo e a força para não precisarmos sucumbir às perturbações tão presentes em nossos corações.

Precisamos colocar nossa confiança em Cristo, apesar das circunstâncias! Jesus incentiva a continuar confiando Nele, mesmo em meio a densas trevas. Essa confiança não vem de uma fé simplesmente intelectual ou de experiências emocionais, mas sim de um relacionamento pessoal com Deus por meio de Jesus! Isso implica em confessar e descansar no seu poder, na sua sabedoria, na sua providência, no seu amor e na sua Salvação. O desafio está em tirar essa fé da teoria e vivê-la na prática!

As crises vêm. Os problemas aparecem. As tempestades nos ameaçam. Os ventos contrários conspiram contra nós, mas CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus! O medo é o inimigo a ser combatido, pois destrói de dentro pra fora, causando tormento, perturbação e gerando turbulência.  Coragem é o antídoto para o medo, mas não significa ausência do medo, significa sim prosseguir apesar do medo, sabendo que não estamos sozinhos, quando temos Cristo ao nosso lado!

A fé em Jesus é o único remédio para um coração turbado. A fé olha para Jesus e não para a tempestade. A fé ri das impossibilidades. A fé triunfa nas crises. Abraão creu contra a esperança. Paulo na hora do martírio disse: eu sei em quem tenho crido.

Diante das provas, das tribulações e do sofrimento, precisamos levantar a cabeça e olhar para a recompensa final. O fim desse caminho é a glória, o céu. O sofrimento do tempo presente não pode ser comparado com as glórias por vir a serem reveladas em nós. Olhar para frente, para o céu, para a nossa recompensa, para a nossa herança, para a nossa Pátria, para o nosso lar, nos capacita a triunfar sobre as turbulências da vida.

Aqueles discípulos abatidos, tristes e perturbados foram consolados, revestidos com o poder do Espírito Santo, confiaram em Cristo e proclamaram Seu nome.  E você? Está ainda com o coração cheio de temor? Ponha sua confiança em Cristo.

 

*Inspirado em sermão de Hernandes Dias Lopes

Recarga
Thiago Rodrigo Smaniotto - Pastor da Igreja Evangélica A Verdade que Liberta

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Recarga

Para o Topo