Conectado com

A Presença de Jesus no barco da nossa vida

Semeando a Palavra

A Presença de Jesus no barco da nossa vida

Em uma ocasião, fui visitar missionários no Vale do Jequitinhonha (Norte de Minas Gerais/Sul da Bahia), onde vivi uma experiência interessante.

Atravessamos o Rio São Francisco para realizar um batismo em uma Ilha; diversas pessoas nos aguardavam para isto.

O detalhe é que, ao atravessar o rio, foi usada uma pequena embarcação, uma “canoa” feita pelos moradores, que tinha capacidade para três pessoas: dois assentados e um em pé para pilotar; era uma canoa estreita e com as bordas baixas, o que fazia com que as águas, ao tocá-la, espirravam e até entravam dentro dela. Não é necessário dizer do “medo” que me envolveu, já que não tenho habilidade alguma com águas.

Aqueles longos minutos de travessia, me fizeram lembrar o episódio onde Jesus esteve envolvido no Mar da Galileia.

O mar da Galileia é, na verdade, um grande lago (166 km²), cercado por um anel de montanhas. Foi cientificamente provado que esta posição geográfica única é diretamente responsável pelas tempestades que varrem o lago durante as últimas horas do dia. Essa condição ainda existe até hoje e os pescadores locais exercem muita cautela. É muito incomum que Jesus decidiu navegar através do lago à noite. Ele estava bem ciente dos riscos envolvidos. Além dos discípulos também estarem muito exaustos depois de um longo dia de ministério, o pedido de Jesus não parece justo para eles. Todos esses fatores levam somente a uma conclusão: Jesus direcionou seus discípulos para uma tempestade consciente e deliberadamente. Por que Jesus faria algo assim?

Fez isso porque precisava mostrar aos seus discípulos algumas verdades, dentre as quais destaco duas:

1° A presença de Jesus no barco não significa que estaremos isentos de tempestades.

2° A presença de Jesus no barco é a garantia que o mesmo não vai afundar.

Enquanto estava envolvido no temor da travessia daquele rio, imaginei o desespero dos experientes discípulos (entre eles haviam pescadores profissionais), e Jesus dormindo, com a cabeça numa almofada (Marcos 4:37-38).

Jesus ensinava sem palavras que em meio às tempestades da vida, é melhor crer e esperar na providência Divina. Essa postura de Fé aparece no Salmo 37 nas expressões: Confia no Senhor (vers. 03); Deleita no Senhor (vers. 04); Entregue seu caminho ao Senhor (vers. 05) e Descansa no Senhor (vers.07).

 

Semeando a Palavra
Pastor Vicente Mariano - Assembleia de Deus MCR

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Semeando a Palavra

Para o Topo