“Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós.” Ef 5.2.
Ninguém gosta de mim aqui! Certamente muitos já se angustiaram com esta constatação, inclusive idosos. Que triste quando alguém chega a esta conclusão! Às vezes, tem sua razão de ser, outras, nem tanto. Às vezes, de fato, as pessoas nos ignoram, nos esquecem ou até nos humilham ou maltratam. Mas, muitas vezes, “choramos de barriga cheia”, isto é, recebemos muitas coisas boas das pessoas que não percebemos, no entanto, só vemos ou só consideramos aquilo que não está de acordo com o que queremos. Temos que lembrar que alguém nos amar não é estar necessariamente 100% à nossa disposição e fazer todas as nossas vontades.
Na verdade, sempre que considero a “lei” do amor tão repetida na Bíblia, a aplicação disso é que eu ame. E aí, amor não tem idade mesmo. Também quem está na terceira idade tem amor pra dar. É claro que em muitas coisas dependemos dos outros. Com a idade ou por causa de doenças, realmente precisamos da ajuda de pessoas. Mas, mesmo assim, podemos demonstrar amor aos outros. Podemos ser agradecidos, demonstrar carinho, falar palavras boas, facilitar a vida dos que cuidam de nós, dentro do possível, é claro. E temos muitas ações que estão ao nosso alcance.
É fácil concluir que temos necessidade de nos sentirmos amados, aceitos em qualquer lugar onde estivermos. Mas, também temos necessidade de amar. Uma pessoa que não ama, que só pensa em si, que em relação aos outros só guarda raiva e queixas, não é uma pessoa feliz.
Por isso, Deus diz em Sua Palavra que a nossa vida deve ser dominada pelo amor. E cita Jesus como o grande exemplo de amor: Ele deu a Sua vida por nós. Ele morreu na cruz para nos dar perdão, nova vida e salvação. E outro texto bíblico diz que Cristo fez isso mesmo quando nós ainda éramos pecadores.
Sejamos mais felizes amando aos outros. Amor em qualquer idade! Isso vai dar muito mais sentido à nossa vida! A recompensa? Alegria! Felicidade!