“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.” Tiago 1:19-20
Nesse tempo de crise, precisamos aprender a controlar em nossas vidas aquilo que é controlável e confiar em Deus naquilo que não é. Horácio disse: “A ira é uma loucura temporária”. De fato, é crescente o número de surtos de raiva que tem gerado divisões e problemas de relacionamento. Foram catalogadas pelo menos 50 doenças que podem ser causadas ou pioradas por conta da ira fora de controle.
É fato que a ira nem sempre é uma coisa ruim, mas a ira descontrolada sempre é, e segundo a Bíblia, é pecado. Casamentos e relacionamentos de sucesso não são aqueles onde não existe ira e conflitos, mas aqueles onde existe controle da ira, produzindo bons casamentos, amizades e ambientes de trabalho.
A Bíblia mostra o custo da ira não controlada: “Quem é irritadiço faz tolices, e o homem cheio de astúcias é odiado” (Pv 14.17). O descontrole da ira pode levar a perder a própria saúde, os relacionamentos e o trabalho!
O primeiro passo para ser livre é assumir a responsabilidade pelas suas ações: “Estou cansado de ser controlado pela minha ira e de ser refém de meus sentimentos”. Quer ver como nós conseguimos controlar a nossa ira? Quem nunca experimentou estar no meio de uma discussão acalorada em casa e de repente chega visita lá fora? O que fazemos nesse momento? Simplesmente “esquecemos” da ira e tratamos bem o visitante que chegou, não é mesmo? Simplesmente escolhemos controlar nossos sentimentos ao invés de sermos controlados por eles.
Você já deve ter dito, assim como eu: “Você me deixou nervoso”! Mas quando pensamos assim, entregamos às outras pessoas o controle. Precisamos trabalhar nisso!
Como nos mostra o texto de Tiago que lemos, precisamos refletir antes de reagir, pensar antes de falar. Precisamos fazer um exercício de ‘dar uma pausa’ antes de respondermos algo que nos deixou irados, ou até mesmo dar uma volta e uma respirada ao invés de fazermos ou falarmos de maneira impulsiva.
Tiago ensina como ser cristão no meio de uma crise: o seu comportamento é determinado pelas suas crenças. Deus quer nos mudar de dentro pra fora, ser para fazer, caráter para conduta, identidade em Cristo para minha atitude, crença para comportamento. Se eu crer que ‘é assim mesmo’ e ‘não tem jeito’ sempre serei dominado pelos meus sentimentos, mas se eu crer e colaborar com a obra que Deus está fazendo em mim, colherei bons frutos de domínio próprio.
Uma das melhores maneiras de se vencer a ira é admitir o motivo e entregar para Deus: “estou com medo”, “estou frustrado”, “estou machucado”, “fiquei inseguro”, “me senti ofendido”. Quando estamos em Cristo, Deus é Senhor de todas as áreas de nossas vidas, portanto entregue a Ele a ira e mágoa, decida perdoar quem te ofendeu e clame para que o Senhor encha sua vida com Seu amor e graça! Ele é contigo!