Conectado com

Guaíra: sua história, sua gente e sua farta gastronomia

Caminhos da Água

Guaíra: sua história, sua gente e sua farta gastronomia

Localização privilegiada, no extremo Oeste paranaense. O nome Guaíra é de origem Guarani, sendo seu significado “esconderijo”. Em tempos históricos, a região pertencia somente aos indígenas. Em 1556, foi ocupada pelos espanhóis e com eles, os Jesuítas. Nos anos de 1620, o território Guaíra estava nas mãos dos portugueses, e com eles a chegada dos Bandeirantes Paulistas, destruindo os ‘pueblos espanhois’, catequizando e escravizando os índios… até a chegada da Companhia Mate Larangeira S/A, a qual obteve a concessão dos ervais do Sul do Mato Grosso e Guaíra, onde instalou sua sede e deixou sua marca na urbanização, arquitetura… em toda a cidade, como no atual bairro Vila Velha, muitos imóveis restaurados, outros originais.

Nos anos 80, a cidade perde a sua maior beleza natural: as Sete Quedas, que possuía o título de maior catarata em volume de água do planeta! Alguns de seus saltos atingiam alturas extraordinárias!

Guaíra tem em seu povo a amizade e a hospitalidade, onde convivem índios de várias etnias, paraguaios, matogrossenses, paranaenses, árabes, japoneses, chineses… a cidade hoje é banhada pelo imenso Lago de Itaipu e o Rio Paraná, que oferece muitas oportunidades para quem quer fazer esportes aquáticos, pescar, passeios de barcos, escunas, casas flutuantes, pesca de barranco, etc.

Guaíra encanta com paisagens únicas, ilhas, praias, lagos, trilhas, parques… história, cultura, gastronomia, ponte monumental, museus, atelier de esculturas, igrejas e capelas, cinema com concha acústica externa, áreas verdes, restaurantes típicos e temáticos, além de hotéis de diversas categorias, oferecendo mais de 700 leitos… que tal saborear o tradicional pintado na telha, receita tradicional no Restaurante do Hotel Deville, servido em 40 minutos ou reserva?!

Caminhos da Água
Aloir Pain

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Caminhos da Água

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo