Conectado com

JCI Marechal Cândido Rondon lança 18º Concurso Oratória nas Escolas

Cotidiano

JCI Marechal Cândido Rondon lança 18º Concurso Oratória nas Escolas

A JCI MCR (Junior Chamber International) lança nesta quinta-feira, dia 10 de abril, o regulamento da 18ª edição do Concurso Oratória nas Escolas, um projeto que busca estimular o pensamento crítico, as habilidades de comunicação e oratória, a pesquisa e a criatividade entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública e privada, na área de abrangência das Secretarias de Educação da cidade de Marechal Cândido Rondon/PR (Sede e Distritos), bem como, também está aberto para alunos de outras cidades da região, onde não exista uma Organização Local da JCI.

Este ano, o tema central do concurso é: “Do descarte à transformação: o óleo de cozinha como agente de mudança ambiental, social e econômica.” Entre as novidades desta 18ª edição está a melhoria na premiação: já na etapa municipal, serão distribuídos mais de R$ 7.000,00, e, na final nacional do concurso, que acontecerá em outubro, em Chapecó, o valor total da premiação será de R$ 18.000,00.

Na etapa municipal, em Marechal Cândido Rondon, o concurso é dividido em cinco categorias:

Desenho Apae: Para estudantes da APAE – Fase 1;

Desenho: Para alunos do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental;

Redação: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;

Oratória 1: Alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;

Oratória 2: Estudantes do Ensino Médio.

Conforme a coordenadora do Oratória nas Escolas 2025, Patrícia Schulz, a expectativa em relação à execução do projeto é bastante positiva. “Há 18 anos, nossa entidade promove este importante projeto, e esperamos uma grande adesão por parte da comunidade escolar. O Oratória oferece uma forma dinâmica de aprender conceitos importantes e também contribui para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades essenciais para o mundo em que vivemos”, destaca.

A presidente da JCI MCR, Lucimara Teresinha Unfried, reforça que o projeto Oratória nas Escolas é uma iniciativa da JCI Brasil e que em Marechal já está em sua 18ª edição. “O oratória traz temas que promovem a reflexão por parte dos alunos de problemas sociais, educacionais e ambientais, o que possibilita a formação de uma consciência crítica, além de desenvolver a prática de falar em público, competência que é bastante valorizada no processo de desenvolvimento humano”, afirma.

Workshop de Preparação

Para auxiliar os alunos que participarão do projeto nas categorias redação e oratória, será realizado um workshop de preparação no dia 31 de maio, nas dependências do Isepe Rondon, no período vespertino.

Este evento será uma oportunidade valiosa para os inscritos aprimorarem suas habilidades e receberem orientações sobre como abordar o tema de maneira eficaz e inovadora na elaboração dos seus discursos e da redação. Os alunos que irão participar da categoria redação produzirão o texto no dia do workshop. Já os desenhos serão trabalhados pelos professores regentes dos alunos, nas salas de aulas das escolas,

A Grande Final

A grande final do concurso de Oratória será realizada no dia 30 de junho, na Acimacar. Na oportunidade também serão divulgados os vencedores das categorias de Desenho e Redação. A coordenadora Patrícia ressalta ainda que esta programação só é possível de ser realizada pelo engajamento da comunidade escolar, bem como pelo apoio de empresas que acreditam no projeto. “A maestria que a JCI tem em executar este importante projeto está atrelada às empresas que acreditam na importância da Oratória. Nossa gratidão aos patrocinadores que já confirmaram o apoio ao nosso projeto: Sicredi, Relojoaria Tic Tac, Super Cercar, Sorasa Truck Center, Grupo Monitor e Mari Silva.

Cotidiano
Informações gerais

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Cotidiano

Para o Topo