Vivemos em uma época em que o cavalheirismo parece ter ‘saído de moda’. Não confunda cavalheiro, com cavaleiro (que monta cavalo). Segundo o Dicionário Online de Português, cavalheiro é ‘homem gentil, cortês, nobre, digno’.
Sendo assim, podemos declarar que Jesus é um cavalheiro, e é tão respeitador, que nos dá a liberdade de decidirmos se queremos ou não Sua ação e presença em nossa vida.
Por exemplo: quando você chega à casa de alguém, você bate ou vai entrando? Imagino que você vai me responder que bate, claro, pois é uma pessoa educada. Pois, Jesus também é! No livro de Apocalipse, capítulo 3, versículo 20 (ARA) lemos: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.
Vejam que interessante: Jesus que é Deus, Todo Poderoso, bate na porta de nossa vida e só entra com a nossa permissão. Isso é cavalheirismo! Entenda que, como cavalheiro, Jesus só entra na sua vida se você convidá-lo. O Espírito Santo só fará habitação em você, se tiver certeza de que é bem-vindo. Deus só será seu Pai, se você quiser ser adotado como filho por Ele.
Por outro lado, o diabo deseja escravizar-nos, ele fará de tudo para enganar a muitos, sempre procurando uma brecha para entrar na sua vida e fazer o maior estrago possível. Ele vem para ‘roubar, matar e destruir’ (cf. Jo 10:10).
A banda curitibana ‘Megafone’, tem uma canção chamada ‘A casa é sua’, que tem o seguinte trecho: “Mas quando eu Te chamei. Bateu na minha porta, eu abri. Antes eu era só, agora não sou mais. Te convidei para ficar. A casa é Sua, Deus pode entrar. Mude as coisas de lugar. Mude as coisas de lugar”. E é bem assim, quando abrimos a porta e permitimos que o Senhor entre em nosso coração, e lhe autorizamos a fazer as mudanças necessárias em nossa vida, Ele ‘tira as coisas do lugar’, e faz do seu jeito, que é sempre melhor. Infelizmente, muitos acham que o seu próprio jeito é melhor, e aí Deus não pode agir.
Nos relatos bíblicos, vemos Jesus sendo recebido em várias casas, como na casa de Pedro (Lc.4:38-39), casa de Levi (Lc.5:29-32), casa de Simão (Lc.7:36-46), casa de Jairo (Lc.8:41-56), casa de Marta e Maria (Lc.10:38-42) e na casa de Zaqueu (Lc.19:1-10), entre outras. E, em todas elas, a presença de Jesus trouxe alguma mudança, seja por cura física ou espiritual. Após Jesus passar por estas casas, ‘mudou as coisas de lugar’ e tudo ficou diferente.
E, por falar em Zaqueu, tem outra música muito conhecida, do cantor Régis Danese, intitulada ‘Faz um milagre em mim’, que conta a história de Zaqueu, e começa com a frase: “Entra na minha casa. Entra na minha vida”. Que essa possa ser sua declaração ao abrir a porta para Jesus, que como cavalheiro, está respeitosamente, batendo e só vai entrar se você permitir!
Abra hoje a porta da sua vida para Jesus entrar e fazer morada. E poderá ouvir como Zaqueu ouviu de Jesus: ‘Hoje houve salvação nesta casa’… (cfe. Lc.19:9).