Conectado com

Rasgando a Bíblia

Legado

“Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas”. (Salmos 145:4)

Um músico, que tocava contrabaixo na Filarmônica da Cidade do México, disse certa vez que os melhores instrumentos são feitos de madeira que envelhece de forma natural. “Você precisa deixar a madeira envelhecer 80 anos, depois tocar o instrumento por 80 anos, antes que ele obtenha o seu melhor som”. O artesão precisa usar uma madeira que foi cortada e maturada por outra pessoa; e ele mesmo, enquanto estiver vivo, nunca verá um instrumento seu alcançar o ponto culminante.

Uma catedral leva cerca de 120 anos para ser construída, isso faz com que pelo menos 4 a 5 gerações trabalhem na construção desta obra.

Segundo o dicionário, LEGADO significa: disposição de última vontade pela qual o testador deixa a alguém um valor fixado ou uma ou mais coisas determinadas.

– Quando precisamos olhar para um homem que tinha intimidade com Deus, nos lembramos de Enoque.

– Quando precisamos olhar para um homem de integridade, nos lembramos de José e Daniel.

– Quando precisamos olhar para um homem humilde e quebrantado, nos lembramos de Davi, o homem segundo o coração de Deus.

– Quando precisamos olhar para alguém que nos inspire pela sua singeleza de alma, nos lembramos de João, o discípulo amado.

– Quando precisamos olhar para alguém que tenha conteúdo, disciplina e coragem, nos lembramos do apóstolo Paulo.

 

E nós? Que tipo de referencial seremos? Quando morrermos, qual será o legado que ficará de nós? Qual será a lembrança que nossos filhos terão a nosso respeito?

Viver não é apenas desfrutar o presente. Quem vive apenas o presente, não vive. Viver é ter responsabilidade com o futuro. Se não tivermos responsabilidade com o futuro, condenaremos a próxima geração, pois estaremos colocando engrenagens em funcionamento que serão desastrosas para as pessoas que nos sucederão.

Muitas pessoas estão carregando consequências nos seus lares, fruto de decisões e atos de seus antepassados. São pessoas que hoje carregam marcas e estão destruídas.

A maior riqueza que deixaremos não é a material, e sim os valores que semeamos na vida de outras pessoas, que terão memória daquilo que fizemos. Quais são os processos que estamos gerando na nossa vida? Se alguém for escrever um relato da nossa vida, o que irão dizer? Que tipo de herança deixaremos?

Você já pensou porque não estão mais construindo catedrais? Talvez seja porque o fruto não será visto nesta geração; vemos muitas pessoas apenas preocupadas em fazer o que será visto e desfrutado enquanto ainda estão vivas.

Muitas coisas importantes na vida são deixadas para a próxima geração. A educação, o treinamento e a criação de filhos estão entre elas. Estamos vivendo apenas para o hoje e a curto prazo ou estamos nos dedicando para que no futuro nossas gerações possam dar continuidade ao que estamos fazendo hoje?

 

Rasgando a Bíblia
Jean Michell Lange

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Rasgando a Bíblia

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo