Conectado com

Vivendo em Laodiceia

Rasgando a Bíblia

Vivendo em Laodiceia

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca”. Apocalipse 3:15,16

Laodiceia foi uma Igreja da Ásia menor, onde hoje é a Turquia. Por estar situada no vale do rio Lico e ser rota comercial do mundo antigo, a cidade era muito rica e influente e ainda conhecida por seus tecidos, medicina e também por ser um importante centro bancário.

Havia mais duas cidades no vale do rio Lico: Colossos e Hierápolis. Colossos era uma cidade conhecida por suas águas geladas e boas para o consumo. Hierápolis era conhecida por suas águas termais, que ajudavam no tratamento de algumas doenças. Laodiceia, porém, não possuía fontes de água e precisou desenvolver um sistema de aquedutos para levar água até a cidade. Mas, a água que chegava a Laodiceia era aquecida pelo sol no caminho e chegava à cidade morna. Assim, ela não era boa para o consumo como a água de Colossos, nem termal e boa para a saúde como as águas de Hierápolis.

 

“Você diz: estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu”. Apocalipse 3:17

Laodiceia era uma cidade muito rica e influente e tinha quase tudo que necessitava. A cidade produzia tecidos de lã negra, que eram muito raros e famosos à época e também produzia um colírio, que era muito caro e raro. Aparentemente, possuíam tudo que lhes era necessário.

 

“Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto”. Apocalipse 3:1

Esta igreja, que se achava rica e forte, foi vista por seu orgulho e autossuficiência. Exaltou-se, ao invés de se humilhar, parecia que estava viva, mas na verdade morta e mergulhada em sua ignorância e ganância.

 

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”. Apocalipse 3:20

“Aquele que tem ouvidos ouça…” Apocalipse 3:22

Mas Deus continuava chamando os inconformados, aqueles que acreditavam que valia a pena ser humilde, que lutavam para que as coisas mudassem e que Cristo pudesse ser notado, estes sim eram os grandes vencedores que este capítulo também cita.

Se você se encontra em meio de uma sociedade morna, que se orgulha de suas vestes e riquezas, em um lugar que está iludido e cego, parece vivo mas está morto, lhe encorajo a continuar lutando e levando as boas novas, pois o que é eterno tem valor inestimável e vale o esforço de proclamá-lo.

Rasgando a Bíblia
Jean Michell Lange

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Rasgando a Bíblia

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo