Conectado com

Muuuurrrrmmmuuuuraaarrrrr

Rasgando a Bíblia

Muuuurrrrmmmuuuuraaarrrrr

Murmurações são palavras que contaminam a nós mesmos e a todos que estão em nosso redor.

Qual foi a última vez que você reclamou de algo?

Murmurações são palavras que contaminam a nós mesmos e a todos que estão em nosso redor; a murmuração é como um vírus contagioso que é capaz de destruir a visão e roubar a alegria e a felicidade das pessoas, mas mesmo assim, este é um dos hábitos mais praticados.

Não sei se você já prestou atenção no que as pessoas falam; eu posso comentar que percebi que elas passam muito mais tempo murmurando do que eu pensei que fosse possível.

Quando entramos numa fila, seja de banco ou supermercado, por exemplo; reclamamos que a caixa é muito lenta, que há poucos caixas funcionando, que os idosos demoram demais, que o supermercado ou banco do vizinho ou conhecido atende mais rápido e coisas deste tipo. No trânsito, no trabalho, em casa, nas praças, nos parques, nos shoppings, nas escolas e universidades e até nas igrejas. É muito comum ver multidões inteiras falando que as coisas estão difíceis hoje em dia, que está ruim pra todo mundo, que o governo não presta, que a economia vai mal, que a água vai acabar, que o mundo vai acabar, que não possuem dinheiro suficiente, que as coisas estão muito caras, que o trânsito está um caos, que o calor só aumenta, que a violência está em toda parte, que ninguém lhes dá uma oportunidade… e muito mais. Estas pessoas não estão apenas fazendo simples comentários sobre as coisas que as rodeiam, elas repetem e repetem as mesmas frases continuamente e sem se dar conta de que este hábito está contaminando a elas e a tudo em suas vidas.

Veja bem: a murmuração é praticada a todo instante, até mesmo para puxar um papo: como esta calor, não é? Que Frio! Não para de chover! O dia foi um caos! E logo se inicia uma corrida para constatar quem tem a vida mais sofrida, e tudo acaba se tornando uma desculpa porque é muito difícil fazer o nosso melhor (principalmente a Deus).

E a bíblia, o que ela diz sobre queixar-se, murmurar, reclamar?

“Façam tudo sem queixas nem contendas.” Filipenses 2:14

Murmuração – “Eu mereço algo melhor”

Murmuração tem a ver com o lado emocional da reclamação. A tradução em português é onomatopeica, o que significa que a palavra representa de modo audível a sua definição. Talvez você deva esperar até estar sozinho para tentar isso, mas se você murmurar a palavra “murmurar” repetidas vezes, ela tem o zumbido da reclamação: “mmuurrmmmuraar, mmrrmm, mmrrmm, mmrrmm”.

A murmuração diz: “Eu mereço algo melhor!”. Quando nós murmuramos, nós nos inserimos no centro do nosso universo e achamos que tudo na vida é sobre nós. Quando não conseguimos o que queremos, imediatamente quando queremos e precisamente como queremos, nós murmuramos. É a representação audível de um coração capturado pelo reino do EU.

Você pode imaginar um único dia que não seja de algum modo arruinado por reclamações? Imagine acordar de madrugada e estar completamente livre de estresse e pressão. Imagine deitar à noite e dormir com um coração completamente satisfeito com cada situação do dia.

Imagine ser um pai e não reclamar do seu filho. Imagine ser um cônjuge e não reclamar de seu marido ou esposa. Imagine ser um cidadão e não reclamar do seu vizinho ou do governo. Imagine ser um trabalhador e não reclamar do seu chefe ou patrão.

É simples assim. Quando sua boca plantar murmurações o fruto que você colherá para comer será mais “motivos” para murmurar (Provérbios 18:20). As pessoas que fazem isso são como aquele cachorro correndo atrás do próprio rabo; e muitas estão fazendo isso há anos.

Compreenda que murmurar não muda sua situação. Saiba que, embora não pareça, murmurar consome muita energia mental; por este motivo, quem murmura geralmente não faz nada para mudar a forma como enxerga as coisas.

Pare de esperar o tempo se tornar favorável a você e ao invés de murmurar, incentive em amor seguindo os passos de Jesus.

Rasgando a Bíblia
Jean Michell Lange

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Rasgando a Bíblia

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo