Todos conhecemos essa história, mas vamos relembrar algumas coisas:
Deus estava decepcionado com a maldade das pessoas: Gênesis 6:5 “O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente mal”.
Mas Deus viu em Noé algo diferente: Gênesis 6:9 “Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus”.
Noé era agricultor, casado, pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé.
Aos 480 anos, recebeu de Deus uma tarefa gigantesca: a construção de um Barco/Arca, que demorou 120 anos e tinha o tamanho de 135m de comprimento, 23m de largura e 14m de altura. Oito pessoas entraram na Arca: Noé, sua esposa, seus 3 filhos e suas 3 noras.
Segundo estudiosos, a Arca teria levado cerca de 2 mil animais.
Deus fechou a porta da Arca, então choveu 40 dias e 40 noites e Noé e sua família ficaram lá mais ou menos 370 dias.
Todas as pessoas e animais que não estavam na Arca morreram.
Quando as águas começaram a baixar, pousou no monte Ararate, hoje Turquia. Ao saírem, a primeira coisa que Noé fez foi um altar, ou seja, um culto da época.
Deus então fez uma aliança com Noé, dizendo que jamais destruiria toda terra com dilúvio novamente, e como sinal, colocou o arco-íris no céu.
Noé tomou a decisão de fazer o que era certo, e essa decisão abençoou sua vida e de sua família. Ele foi diferente e fez a diferença.
Ele convivia no meio de pessoas más, mas não era igual, não tinha as mesmas atitudes.
Não porque era perfeito, o “cara”, melhor do que os outros, mas porque ele decidiu seguir a Deus e seus princípios.
Noé andava com Deus e era justo e íntegro. Ele confiava em Deus, tinha fé. E olha que ele precisava realmente confiar em Deus e acreditar que Deus o capacitaria pra essa tarefa.
Noé poderia ter desanimado, principalmente por que:
1. Nunca tinha cuidado de animais selvagens;
2. Não era engenheiro naval, nem nada próximo a isso;
3. Até então nunca tinha chovido.
Podemos ver na reação de Noé a sua fé. Ele não quis entender como tanta água se formaria, não ficou dando palpite na construção da Arca sobre o tamanho e material que seria usado.
Ele ouviu a voz de Deus e simplesmente confiou que tudo daria certo; isso é fé!!
Mas ele não ficou só na fé. “Sim Deus, maravilha, é isso aí, vou orar pra alguém construir essa engenhoca pro Senhor”. NÃO. Ele fez o que Deus pediu, mesmo, como vimos, não entendendo nada sobre o assunto.
E essas são lições importantes que aprendemos com Noé e que devemos ter em nossa vida cristã. Devemos ter FÉ e AÇÃO. Uma complementa a outra.
A Bíblia diz que quem se aproxima de Deus deve crer que Ele existe (Hebreus 11:6). Fé é acreditar mesmo sem ver. Fé é uma escolha, você decide acreditar ou não.
Então, se você conhecer a Deus, acreditar, ter fé Nele, vai querer agradá-lo com suas atitudes.
A fé leva à ação. E agindo de forma correta, sua fé aumenta!!
Tiago 2:22: “Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa”.
A verdadeira fé produz uma mudança na vida de quem crê.
A pessoa salva por Jesus tem o coração voltado para o bem e isso se reflete em sua vida, nas atitudes, coisas que faz no dia a dia. São as nossas obras, o que fazemos, que provam que temos fé em Jesus. Que Deus nos ajude a ser como Noé, ter: FÉ e AÇÃO!!!