Conectado com

O agronegócio que movimenta o país

Espaço Financeiro

O agronegócio que movimenta o país

O crédito rural nasceu no Brasil há mais de 50 anos para facilitar este serviço financeiro aos produtores do setor e, dessa forma, favorecer o desenvolvimento econômico geral da nossa economia. Esse estímulo para os investimentos rurais trouxe ganhos para toda a população, pois ajuda milhares de produtores brasileiros com os recursos necessários para investir na propriedade e na obtenção dos melhores insumos para a produção.

O Crédito Rural consiste em uma série de empréstimos e financiamentos voltados para o produtor rural ou suas cooperativas de produção e esse recurso é oferecido para o produtor com condições especiais de pagamento e com juros menores se comparados ao que é oferecido no mercado financeiro.

Para disponibilizar o crédito rural, o governo lança anualmente o Plano Agrícola e Pecuário, que é popularmente conhecido como “Plano de Safra” e institui anualmente as medidas de incentivo oferecidas pelo governo e para onde serão direcionados os recursos disponibilizados para os produtores e cooperativas.

Graças a isso, os produtores ou cooperativas obtêm recursos para o custeio de suas atividades, comercialização, para a introdução de novos métodos que permitam aumentar a produção de maneira sustentável, e propiciar a geração de uma melhor renda.

 

Plano Safra 2019/2020

Tradicionalmente, o Sicredi possui forte atuação no agronegócio brasileiro, estando entre os principais financiadores da atividade, reforçando a relevância do setor, que responde por cerca de 25% do PIB e está nas raízes da fundação desde 1902. A instituição afirma que o crédito rural é fundamental para a sustentabilidade do agro e ao optar pelo Sicredi, o associado obtém o financiamento necessário para o seu empreendimento rural e contribui com a sua cooperativa, beneficiando-se ainda com a possibilidade de retorno de resultados e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da comunidade local de sua área de atuação.

No Plano Safra 2019/2020, os pequenos e médios produtores rurais continuam sendo os principais perfis atendidos pela instituição – no ciclo anterior, 80% das operações realizadas foram direcionados a estes públicos.

O Sicredi já está recebendo as propostas de financiamento para o Plano Safra 2019/2020, que vai até o final de junho do próximo ano. Antes de solicitar o crédito, o produtor rural associado deve fazer o planejamento da próxima safra – o que vai plantar, qual é a área de cultivo e o orçamento necessário com base na análise de solo e sob orientação técnica quanto ao uso dos insumos e os demais serviços que serão utilizados. A seguir, munido de todas essas informações, pode procurar a sua agência para dar andamento à proposta e demais procedimentos para aprovação e liberação do crédito.

Espaço Financeiro

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Espaço Financeiro

Artigos Populares

Sintonia com Deus

O Certo e o Errado

Pastores

Sorria!

Semeando a Palavra

O Valor da Família

Semeando a Palavra

“O remanescente santo”

Para o Topo