Sempre que vou à procura de músicas novas, presto muito atenção ao que a letra está se referindo, a o quê o artista quer se direcionar. Já percebi músicas que são muito boas de ritmo, aquelas que você fala “uou, que música top”, porém as letras não edificam nada; mas já ouvi músicas que repetem a mesma frase do início ao fim e me fizeram estremecer com tamanho clamor.
Como cristãos, cabe a nós fazermos um filtro de todo o conteúdo que vemos e ouvimos. Com tantos gêneros e tantos artistas em busca de fama, o meio gospel fica um pouco mais seletivo e é cada vez mais difícil acharmos músicas que condizem exatamente com o que está descrito na Bíblia.
Sei que o julgamento a respeito do que o artista quer representar em suas músicas não cabe a nós, mas podemos nos fazer algumas perguntas quando formos pesquisar novas canções:
– A Música cita o Nome de Deus? Acredite se quiser, mas existem músicas que falam de amor, falam de não estar só e até de que a sua morte me trouxe vida, porém não revelam a real pessoa a quem se está referindo. Tome muito cuidado com músicas assim, pois geralmente estão ligadas com rimas fáceis que grudam na nossa cabeça; quando você menos esperar, está cantando no louvor da sua igreja uma música que um “cara” fez para a sua namorada.
– Em que Pessoa gramatical a letra foi escrita? Sempre dou preferência para músicas que foram escritas em Segunda ou Terceira pessoa, pois tendem a tirar o foco do Eu e partem para o Tu ou Ele. Mas caso a letra esteja em primeira pessoa (como é o caso da música desta coluna), prefiro estas que dizem “como eu preciso ou como eu não sou nada sem ti, Senhor”.
– Ritmos mais leves! Em sua grande maioria, músicas com ritmos rápidos são aquelas de tirar o fôlego, são preenchidas com arranjos, solos, diversas vozes, porém não vão além disso. Não estou dizendo que você não pode ser impactado em uma música de rock pesadão, mas a pegada do menos é mais, funciona muito melhor se o alvo for Deus.
Não quero dizer que esses são passos que o cristão deve tomar sempre que for ouvir uma música, porém são aqueles que eu procuro buscar e pensei em compartilhar com vocês. Desejo que Deus sempre guie os seus passos, e em tudo os abençoe.
Até que eu não consiga mais ficar de pé Daniel Berg Eu não quero ser o centro, eu quero ser um instrumento Eu não quero os presentes, eu quero a Tua presença Eu não quero ser o artista, pois outro igual a Ti não há
Eu não quero ser adorado, eu nasci pra te adorar
Eu não quero os aplausos, eu nem mereço isso Eu não quero ser o alvo, pois o meu alvo é Cristo Eu não quero ser o foco, eu quero desaparecer Pois só existe um aqui que brilha, em minha vida e é Você
Deus, derrama a tua glória, até que eu Não consiga mais ficar de pé Pois eu sei que santo és