Conectado com

A psicomotricidade no desenvolvimento infantil

Educação

A psicomotricidade no desenvolvimento infantil

Por Zenaide Müller – Psicopedagoga e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Evangélico Martin Luther

 

Quando falamos de psicomotricidade na educação infantil, abre-se um leque de informações que envolve a aprendizagem das crianças, visto que ela é de fundamental importância para o desenvolvimento do corpo e da mente no processo de ensino-aprendizagem.

Podemos dizer que, hoje, muitas crianças não vivenciam as brincadeiras com que nós, adultos, nos ocupávamos – como correr, pular corda ou pular tábua – ficando muitas vezes presas em um celular ou tablet, deixando ou desconhecendo as possibilidades de um mundo mágico e cheio de brincadeiras e criações que envolvem o seu corpo.

Ao trabalhar a psicomotricidade com as crianças, estamos enfatizando a formação de base indispensável para seu aprendizado motor, afetivo e psicológico. É através dos movimentos corporais que a criança cria a imagem do seu corpo. Como a psicomotricidade abrange toda a faixa etária da educação infantil de uma forma mais acentuada, a música e o movimento são fatores primordiais para o desenvolvimento da coordenação global, o que justifica a sua aplicação constante.

A criança é lúdica, aprende vivenciando e explorando diferentes possibilidades. Assim, quando estimulada a perceber os movimentos do seu corpo e descobrir seus próprios limites e capacidades, ela desenvolve e amplia suas habilidades.

A educação psicomotora auxilia de forma significativa o processo de desenvolvimento infantil e, por isso, segundo Le Boulch (1988), ela “deve ser praticada desde a mais tenra idade. Conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações, difíceis de corrigir quando já estruturadas”. Deste modo, percebe-se que o trabalho psicomotor é indispensável na etapa da educação infantil, considerando que é nesta fase que a criança recebe estímulos importantes para o seu desenvolvimento global.

O autor reforça ainda o papel primordial que a educação infantil tem no desenvolvimento da criança, tendo-se cuidado extremo com o tempo e o ritmo de cada uma, aliando o estímulo, o sentir e o fazer entre a criança, seus pares e o meio que a cerca.

Educação

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Educação

  • Educação

    Inovar para inspirar

    Por

    Por Prof. Ms. Adriana da Cunha – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II e Ensino Médio...

  • Educação

    A arte de cuidar e ser cuidado

    Por

    Por Liane M. Stamm Schwingel Psicopedagoga, historiadora e pós-graduada em Gestão Escolar Coordenadora Geral e professora...

  • Educação

    Dinheiro não é tudo, mas ajuda!

    Por

    Por Ildemar Kanitz – Diretor do Colégio Evangélico Martin Luther Como estão as suas contas? Você...

  • Educação

    2021 está aí, e você?

    Por

    Por Ildemar Kanitz – Diretor Colégio Evangélico Martin Luther Vivemos numa sociedade em que ainda é muito...

  • Educação

    2020: um ano perdido na educação?

    Por

    Por Letícia Schach – Coordenadora de Tecnologias Educacionais Mestre na área de Tecnologias e Formação de...

Para o Topo