Conectado com

Anos Dourados

Anime-se!

Como está o seu ânimo hoje? Você está animado ou desanimado? Tomara que esteja animado, pois o desânimo é muito ruim! Todas as pessoas têm momentos de desânimo. Alguns, dificilmente desanimam. Tem aqueles que facilmente e com muita frequência desanimam. E infelizmente, existem aqueles que quase sempre estão desanimados.

Desanimar é perder a vontade de agir, de fazer as coisas, de lutar e até de viver. É não ter mais disposição e iniciativa para as coisas. É perder vitalidade, força de vontade – vida mesmo! Aliás, a palavra ânimo vem de alma, de vida humana, a vida interior, força interior, coragem, disposição.

Com o que você desanima? Doença, dor, fraquezas e limitações da idade, decepções com pessoas, solidão, problemas financeiros, fracassos? Existem tantos motivos, não é mesmo? E até, às vezes, motivo nenhum.

É preciso sair do desânimo. É preciso animar-se! E justamente uma das características do desânimo é não tomar nenhuma iniciativa para isso. Mas precisamos nos convencer de algumas coisas: primeiro, dificuldades são inerentes à nossa vida aqui neste mundo. Tem horas em que tudo dá certo conforme planejamos e desejamos. E tem horas em que isso não acontece. Um megainvestidor perdeu bilhões na bolsa e não desanimou com isso. “Assim como ganhei por muitos anos, agora perdi”, disse. Ou, como disse Jó: “O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!”

Segundo: amanhã as coisas podem mudar. Até mesmo a maneira de eu encarar as coisas pode mudar. Posso ver de maneira mais positiva, menos sofrida, me sentindo menos vítima. E aí vou sofrer muito menos. Muitas vezes é preciso dar tempo ao tempo, como se diz.

Terceiro: posso encarar os obstáculos como um desafio. Com a ajuda de Deus, vou superar esta dificuldade, vou administrar esta situação, não vou deixar que isso me derrube! Tem uma promessa maravilhosa de Deus na Bíblia: Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar.” 1 Co 10.13 (NAA*).

Quarto, e mais importante: já que desânimo é falta de força interior, devemos contar com uma força que vai além de tudo. A força, o poder de Deus! “Espere no SENHOR. Anime-se, e fortifique-se o seu coração; espere, pois, no SENHOR.” Sl 27.14 (NAA*).

Deus tem poder! E nos ama! Quer o nosso bem! Tanto que deu Seu Filho Jesus Cristo para nos libertar do pecado e de suas trágicas consequências, entre as quais está o desânimo. Anime-se! Confie Nele! E comece a agir! “Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia.” 2 Co 4.16. (NAA*)

 

*NAA = Tradução da Bíblia Nova Almeida Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil

Anos Dourados
Romildo Wrasse

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Anos Dourados

  • Anos Dourados

    Quando a ansiedade é um problema

    Por

    Você se preocupa demais com as coisas, por antecedência? Você sofre por antecedência com o que...

  • Anos Dourados

    Experiência conta?

    Por

    Recentemente, ouvi a expressão “bananeira que já deu cacho”, referindo-se a uma pessoa idosa. Um tronco...

  • Anos Dourados

    Você é legalista?

    Por

    O que é ser legalista? É a pessoa que ensina e aplica o legalismo. Legalismo é...

  • Anos Dourados

    Idade, vida e movimento

    Por

    “Cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” Ef 2:15   “A vida é...

  • Anos Dourados

    Idosos e o tempo – falta ou sobra?

    Por

    Falar de tempo é algo bem atual. Cada pouco se ouve expressões como: não tenho tempo!...

Para o Topo