O que é ser legalista? É a pessoa que ensina e aplica o legalismo. Legalismo é o ensino que fundamenta a vida cristã na observância da lei. O legalista ensina que para ser aceito por Deus, é preciso seguir certas regras e regulamentos. E por isso ele também acredita que é perdoado e salvo por seus próprios merecimentos. Pois se acreditamos que somos salvos por aquilo que nós fazemos, então a salvação torna-se merecimento nosso.
Legalista também se diz de pessoas que vivem criticando os erros dos outros, proibindo coisas e exigindo fazer isso ou aquilo. Aquele que “vive pegando no pé” dos outros. Destacam-se mais pelo lado negativo, proibitivo, cobrador e condenatório do que pelas coisas positivas, motivadoras e salvadoras. Em outras palavras, só valorizam nas pessoas os erros, pecados, e não o amor de Deus em Jesus Cristo.
Pelo grande conhecimento das coisas e pela experiência adquirida ao longo da vida, o idoso corre o risco de se tornar legalista em seu contato com as pessoas. Longe de mim querer dizer que todo idoso é legalista. Mas o fato é que muitos têm fama de muita cobrança e exigência.
Longe de mim também querer dizer que não existe o erro, o pecado, e que ele não precisa ser apontado. Para alguém crer na salvação de Jesus, precisa primeiramente ter consciência dos seus pecados, reconhecê-los e confessá-los a Deus. “De maneira que a lei se tornou nosso guardião para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé” Gl 5:24.
E mesmo aquele que já é filho de Deus, precisa, pela Lei de Deus, examinar sempre a sua vida, reconhecer sua imperfeição ainda aqui neste mundo, seus pecados, e buscar perdão na graça de Jesus. “Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” Rm 3:20. Perdoados e movidos pelo amor de Jesus, podemos fazer as coisas certas, de coração, movidos pelo Evangelho e não pelo legalismo.
Sejamos pessoas evangélicas! Não no sentido de pertencer a uma igreja chamada de Evangélica, mas por agirmos nós mesmos movidos pelo Evangelho. Não sejamos legalistas a nós mesmos. Vejamos sempre pela Lei de Deus as nossas falhas, nossos erros, pecados e limitações. Então confiemos no sofrimento e morte de Jesus para perdão, nova vida e salvação. E quanto aos outros, vamos agir, aconselhar, ensinar, orientar – não de forma legalista, mas Evangélica.
“Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” Ef 2:8-10.