Conectado com

Você é legalista?

Anos Dourados

Você é legalista?

O que é ser legalista? É a pessoa que ensina e aplica o legalismo. Legalismo é o ensino que fundamenta a vida cristã na observância da lei. O legalista ensina que para ser aceito por Deus, é preciso seguir certas regras e regulamentos. E por isso ele também acredita que é perdoado e salvo por seus próprios merecimentos. Pois se acreditamos que somos salvos por aquilo que nós fazemos, então a salvação torna-se merecimento nosso.

Legalista também se diz de pessoas que vivem criticando os erros dos outros, proibindo coisas e exigindo fazer isso ou aquilo. Aquele que “vive pegando no pé” dos outros. Destacam-se mais pelo lado negativo, proibitivo, cobrador e condenatório do que pelas coisas positivas, motivadoras e salvadoras. Em outras palavras, só valorizam nas pessoas os erros, pecados, e não o amor de Deus em Jesus Cristo.

Pelo grande conhecimento das coisas e pela experiência adquirida ao longo da vida, o idoso corre o risco de se tornar legalista em seu contato com as pessoas. Longe de mim querer dizer que todo idoso é legalista. Mas o fato é que muitos têm fama de muita cobrança e exigência.

Longe de mim também querer dizer que não existe o erro, o pecado, e que ele não precisa ser apontado. Para alguém crer na salvação de Jesus, precisa primeiramente ter consciência dos seus pecados, reconhecê-los e confessá-los a Deus. “De maneira que a lei se tornou nosso guardião para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados pela fé” Gl 5:24.

E mesmo aquele que já é filho de Deus, precisa, pela Lei de Deus, examinar sempre a sua vida, reconhecer sua imperfeição ainda aqui neste mundo, seus pecados, e buscar perdão na graça de Jesus. “Pela lei vem o pleno conhecimento do pecado” Rm 3:20.  Perdoados e movidos pelo amor de Jesus, podemos fazer as coisas certas, de coração, movidos pelo Evangelho e não pelo legalismo.

Sejamos pessoas evangélicas! Não no sentido de pertencer a uma igreja chamada de Evangélica, mas por agirmos nós mesmos movidos pelo Evangelho. Não sejamos legalistas a nós mesmos. Vejamos sempre pela Lei de Deus as nossas falhas, nossos erros, pecados e limitações. Então confiemos no sofrimento e morte de Jesus para perdão, nova vida e salvação. E quanto aos outros, vamos agir, aconselhar, ensinar, orientar – não de forma legalista, mas Evangélica.

“Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” Ef 2:8-10.

 

Anos Dourados
Romildo Wrasse

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Anos Dourados

  • Anos Dourados

    Quando a ansiedade é um problema

    Por

    Você se preocupa demais com as coisas, por antecedência? Você sofre por antecedência com o que...

  • Anos Dourados

    Experiência conta?

    Por

    Recentemente, ouvi a expressão “bananeira que já deu cacho”, referindo-se a uma pessoa idosa. Um tronco...

  • Anos Dourados

    Idade, vida e movimento

    Por

    “Cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” Ef 2:15   “A vida é...

  • Anos Dourados

    Idosos e o tempo – falta ou sobra?

    Por

    Falar de tempo é algo bem atual. Cada pouco se ouve expressões como: não tenho tempo!...

  • Anos Dourados

    A gratidão que integra

    Por

    Seu mal-agradecido! Anos atrás, isso era um xingamento forte, não é mesmo? Hoje em dia, há...

Para o Topo