Conectado com

Idade, vida e movimento

Anos Dourados

Idade, vida e movimento

“Cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo” Ef 2:15

 

“A vida é como andar de bicicleta: para ter equilíbrio você tem que se manter em movimento” (Albert Einstein). Eu entendo que isso se aplica ao físico, ao mental e até ao espiritual. E também a todas as idades.

Fisicamente, é importante nós nunca pararmos de nos movimentar. Se por causa de idade ou doença você já não consegue mais praticar um esporte ou correr, então caminhe; se não consegue caminhar, então mexa-se de alguma forma e com a parte do corpo que consegue; se as pernas ficaram paralisadas, mexa os braços, o tronco… o que conseguir.  Mas atenção: muitas vezes, as limitações são apenas preguiça, comodismo, pessimismo…

Mentalmente, também é importante ficarmos ativos. Segundo a medicina, com a mente ativa até prevenimos doenças da mente, como Alzheimer. Então, exercite a mente: leia, estude, pesquise, escreva, faça palavras cruzadas, pratique jogos sadios que exercitam a mente, aprenda coisas novas (nunca é tarde para isso!). Por que não aprender as novas tecnologias: computador, smartphone, Internet, caixa automático do banco, controle da TV…? Aí também não podemos ter preguiça, comodismo e pessimismo.

E o que mais queremos enfatizar aqui é o movimento, o exercício espiritual. O texto bíblico nos diz para crescermos em tudo o que se refere ao aspecto espiritual. Amor, fé, esperança, paz, boas obras. A vida espiritual é como remar numa canoa rio acima. Não existe “parar”. Se paramos de remar, já começamos a voltar. Na vida cristã é assim. Se não progredimos espiritualmente, se paramos de lutar contra o pecado, contra o diabo, as tentações, então já começamos a perder saúde e vigor espiritual. Se deixamos as coisas simplesmente como estão, seguir “sozinhas”, sem nos movermos e nos exercitarmos espiritualmente, vamos perdendo até mesmo a alegria, o bem-estar de sermos filhos de Deus.

Por isso, leia regularmente a Bíblia, estude a Palavra de Deus, medite nela, ore, leia bons livros e revistas cristãs, vá às atividades espirituais da sua igreja, pratique as coisas específicas de filho de Deus, como o amor ao próximo, o testemunho e o bom exemplo.

Assim como o movimento físico e o mental vão deixar você mais saudável e disposto, o movimento espiritual vai deixar você com mais paz e mais alegria. Jesus deu a Sua vida na cruz por nós para que vivamos melhor, aqui e no céu! Deus Espírito Santo nos capacite!

Anos Dourados
Romildo Wrasse

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Anos Dourados

  • Anos Dourados

    Quando a ansiedade é um problema

    Por

    Você se preocupa demais com as coisas, por antecedência? Você sofre por antecedência com o que...

  • Anos Dourados

    Experiência conta?

    Por

    Recentemente, ouvi a expressão “bananeira que já deu cacho”, referindo-se a uma pessoa idosa. Um tronco...

  • Anos Dourados

    Você é legalista?

    Por

    O que é ser legalista? É a pessoa que ensina e aplica o legalismo. Legalismo é...

  • Anos Dourados

    Idosos e o tempo – falta ou sobra?

    Por

    Falar de tempo é algo bem atual. Cada pouco se ouve expressões como: não tenho tempo!...

  • Anos Dourados

    A gratidão que integra

    Por

    Seu mal-agradecido! Anos atrás, isso era um xingamento forte, não é mesmo? Hoje em dia, há...

Para o Topo