Conectado com

Autoajuda ou ajuda do Alto?

Semeando a Palavra

Autoajuda ou ajuda do Alto?

“Toda boa dádiva e todo dom perfeito, vem do Alto…” (Tiago 1:17)

 

Em tempos em que se ensina que as respostas para todas as mazelas humanas estão dentro de nós, urge a grande necessidade de proclamarmos que homem algum encontrará dentro de si mesmo, o lenitivo para a dor, mágoas, frustrações, desalentos e desencontros.

Surgem como campeões de vendas de livros, os escritores que estimulam a “autoajuda”, cujos livros, em resumo, trazem a seguinte mensagem:

“Você tem a resposta, ela está dentro de você; você pode reverter esta situação de problemas em que vive; você tem a chave; é preciso conhecer a si mesmo para focar os males e dificuldades”…etc., etc.

Literalmente, autoajuda é a ajuda que alguém dá a si mesmo, sem a participação de outrem. Penso que de forma sutil, muitos de nós cristãos evangélicos de hoje, estamos sendo afetados por esta proposta.

Tenho um amigo que trabalhou como capelão acadêmico na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná; certo dia, ao receber na sala da Capelania a coordenadora do curso de Psicologia, professora Roseli, notou que havia um grande quadro muito bem pintado, que mostrava o nosso “eu” crucificado na Cruz de Cristo. Quando a professora olhou para o quadro, logo lhe disse:

– Pastor Marcos, não posso concordar com este quadro, pois ele prega a anulação de nossa individualidade!

Sua contundente postura, abriu-lhe uma preciosa porta para falar a ela de Cristo e Seu Amor; disse-lhe que nossa total submissão a Cristo jamais anula nossa individualidade mas, que mortos para o pecado, submissos a Cristo, podemos ter plena liberdade e vida. Após a breve exposição bíblica, ela sorriu e disse:

– Interessante…não havia pensado nisto…

As respostas para os males do nosso interior estão em Deus. Ninguém conhece melhor um relógio do que seu fabricante – assim é o homem; somente Deus, Seu Criador, o conhece.

Declara o Salmo 103:14: “Ele conhece a nossa estrutura, lembra-se que somos pó”; sim, a nossa estrutura física, espiritual, mental, emocional, sentimental. E, conhecendo-nos integralmente, possui as respostas e a nossa cura. Jamais esqueça:

“NÃO PRECISAMOS DE AUTOAJUDA, MAS DE AJUDA DO ALTO”.

 

Semeando a Palavra
Pastor Vicente Mariano - Assembleia de Deus MCR

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Semeando a Palavra

Artigos Populares

Para o Topo