Conectado com

Como mudar o meu cônjuge?

Momento A2

Como mudar o meu cônjuge?

Se você se interessou pela leitura, então é porque, assim como muitos, deve estar em busca desta resposta. Posso até imaginar a minha própria esposa lendo atenciosamente este artigo, em busca de dicas práticas que possam auxiliá-la também. Todo casamento saudável viverá um constante crescimento e desenvolvimento de suas habilidades conjugais.

Biblicamente, o matrimônio é um modelo do relacionamento entre Deus e o Seu povo (Ef 5:25). Deus nos ama a ponto de nos aceitar com todas nossas falhas, mas Ele nos ama demais para permitir que as falhas simplesmente continuem. Deus sempre promove a nossa transformação. O cônjuge que ama fará o mesmo. Mas como? Descobrir a forma correta de crescermos juntos é um dos grandes desafios. Vou tentar ir direto ao ponto, citando algumas dicas que tenho visto minha esposa colocar em prática, na dura tentativa de melhorar o marido dela também.

 

Como mudar o meu marido?

1 – Nunca critique sem antes elogiar

 

Eu creio que esta seja uma das principais regras para que a porta do coração fique aberta para qualquer mensagem que exija mudanças. Receber uma crítica não é fácil para ninguém.

Ao ouvir sobre um erro que cometemos, temos a tendência de achar que somos um erro. Como se nossa vida se resumisse naquela falha. Assim como o adolescente que olha no espelho e só vê aquela espinha nova, e considera-se o adolescente mais feio do mundo. Este é o sentimento que recebemos ao sermos criticados. Porém, se nosso coração for preparado com elogios, a crítica ficará menos dolorida.

Posso prever as críticas de minha esposa. Ela me elogia e coloca meus sentimentos nas alturas, antes de me trazer ao chão da realidade novamente. Posso ver em seu olhar carinhoso que um sermão está prestes a ser pregado no “púlpito” da cozinha de nossa casa. Como fico feliz quando ela aplica esse método. O elogio antes da crítica me lembra do amor e respeito que ela tem por mim. Me faz entender que a intenção não é machucar.

Se você não tiver elogio algum para mencionar, então ainda não está preparado para falar sobre o seu desejo de mudança. Espere mais um pouco até conseguir anotar dois ou três elogios sinceros.

 

“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora idônea para ele” Gn 2:18

 

Tenha como objetivo ser um auxiliador no progresso do seu marido/esposa. Mencionar as suas qualidades antes de criticar os erros, ajudará você a encontrar o tom certo para falar sobre as suas falhas.

Momento A2
Pastor Isaí Marcelo Hort - Igreja de Deus MCR

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Momento A2

  • Momento A2

    O que você tem para dar?

    Por

    Por quatro décadas, Berlim Oriental foi dominada pelos comunistas. A grande maioria deles não cristãos e...

  • Momento A2

    Como manter egoístas unidos?

    Por

    “O cordão de três dobras não se quebra tão depressa”. Ec. 4:12 Rivalidade infelizmente é a...

  • Momento A2

    Irritado com o espelho

    Por

    Bons amigos, o cônjuge ou familiares, são espelhos que mostram mais do que a nossa aparência...

  • Momento A2

    Não desperdice uma doença

    Por

    Enquanto escrevo estas palavras, vejo o mar na minha frente, escuto minhas filhas correndo pelo apartamento...

  • Momento A2

    Capital Material X Emocional

    Por

    Este é um resultado do mundo capitalista: valorizamos mais o capital material do que o capital...

Para o Topo