Conectado com

Desconto em aposentadoria e pensão do INSS por empréstimo consignado fraudulento: como resolver

Advocacia

Desconto em aposentadoria e pensão do INSS por empréstimo consignado fraudulento: como resolver

Inegavelmente, um dos problemas que mais tenho visto ultimamente são os empréstimos consignados fraudulentos nas aposentadorias e pensões do INSS.

Surpreendentemente, não são raros os casos em que aposentados e pensionistas recebem descontos em seus benefícios referentes a empréstimos não contratados.

Contudo, existe solução para esse problema.

 

 O que é o empréstimo consignado?

Caso você não saiba, o empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo destinado a aposentados, pensionistas, trabalhadores com carteira assinada, militares e servidores públicos.

Nesta modalidade o trabalhador autoriza a instituição financeira a descontar diretamente na sua folha de pagamentos as parcelas do empréstimo.

Com certeza, isso permite melhores taxas de juros e mais disponibilidade de crédito.

Portanto, o empréstimo consignado não é um mal em si mesmo, o problema é o seu uso indevido e de má-fé.

 

Desconto de empréstimo consignado fraudulento em benefício do INSS: o que fazer?

Inesperadamente, você se depara com descontos em sua aposentadoria ou pensão, referente a um empréstimo que nunca contratou.

Ou ainda, recebe um crédito em conta corrente e no mês seguinte a instituição financeira que lhe depositou esse valor passa a descontar parcelas em seu benefício, como se houvesse contratado um empréstimo.

Nesses casos, o aposentado/pensionista pode entrar na Justiça para obter a RESTITUIÇÃO dos valores descontados indevidamente, além de uma indenização por DANOS MORAIS.

Essa ação pode ser direcionada tanto contra a instituição financeira, quanto contra o INSS, que é o responsável por fiscalizar e autorizar os descontos nos benefícios.

Assim, se o empréstimo foi fraudulento e mesmo assim o INSS autorizou os descontos no benefício, possui responsabilidade.

Você sabia que é possível bloquear a contratação de empréstimo consignado pelo aplicativo Meu INSS?

Trata-se de uma medida protetiva oferecida ao aposentado ou pensionista, tendo em vista o constante ‘assédio’ realizado por instituições financeiras.

Porém, não só quem deseja evitar os empréstimos consignados, como também quem já possui, tem que ficar atento às situações em que o INSS bloqueia, por conta própria, a contratação de novos empréstimos.

Não quero realizar empréstimos: como bloquear?
Se você não deseja contratar empréstimos consignados e está cansado do contato constante realizado por bancos e instituições de crédito, saiba que é possível tornar seu benefício do INSS inelegível a estas contratações!

Além disso, têm sido comuns os casos de fraudes bancárias, em que o aposentado ou pensionista tem descontado do seu benefício mensal valor de empréstimo não contratado.

Nestas situações, pode ser feita a ativação de um mecanismo disponível na plataforma do Meu INSS, a fim de que seja realizado o bloqueio. Veja-se:

Caso futuramente o beneficiário do INSS queira contratar um empréstimo consignado, pode simplesmente requerer o desbloqueio pelo mesmo procedimento acima.

Ou seja, não precisa se preocupar, pois se trata de uma situação reversível e que, no momento, pode permitir uma tranquilidade, sem incômodos.

 

Contrate um Advogado que tenha conhecimentos previdenciários para atuar em seu processo e que seja de sua máxima confiança.

 

Fonte:https://previdenciarista.com/blog/como-bloquear-e-desbloquear-beneficio-para-emprestimo-consignado/

Advocacia
Dra. Talihta Pazuch

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Advocacia

Para o Topo