Conectado com

Entenda o que é um homem valoroso segundo o Manual de Deus

Papo de Homem

Entenda o que é um homem valoroso segundo o Manual de Deus

A Bíblia está cheia de exemplos de homens de valor, que agradaram a Deus: Abraão, Davi, Daniel, Gideão, Moisés, José, mas o maior exemplo de um homem valoroso foi Jesus.

Assim como Jesus, o homem valoroso tem essas caraterísticas:

1. Ama a Deus sobre todas as coisas.

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite” Salmos 1:1-2   

O homem valoroso põe Deus em primeiro lugar em sua vida. Ele não compromete sua fé para agradar outras pessoas com valores errados.

2. Dedica-se ao próximo

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês” Romanos 12:10   

O homem valoroso não é egoísta. Ele entende que cada pessoa tem valor aos olhos de Deus. Ele tem amor e respeito pelas pessoas à sua volta… esposa, filhos, família, vizinhos.

3. É corajoso

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor” 1 Coríntios 16:13   

O homem não precisa ser forte para ser valoroso. Coragem é se manter firme, mesmo enfrentando oposição e perigos, mesmo passando por lutas, dificuldades. O homem valoroso não desiste de obedecer a Deus, porque sabe que esse é o segredo para a vitória em todas as áreas da vida.

4. Tem domínio próprio

“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade” Provérbios 16:32   

O homem que se controla revela grande força. O homem valoroso encontra força em Deus para se controlar, evitando muitos pecados. O homem que é homem se prostra diante de Deus e não age com ar de superioridade, mas tem humildade e respeito.

5. É sensato

“Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões” 1 Timóteo 2:8   

A responsabilidade e o equilíbrio são qualidades importantes do homem valoroso. Ele pede ajuda a Deus para fazer o que é certo para promover a paz e a união, reconhecendo que se não for o Senhor guiando a sua vida, não chegará a lugar algum. O homem valoroso é abençoado por Deus e não abre mão dessa certeza.

Papo de Homem
Pastor Adelson de Oliveira

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Papo de Homem

  • Papo de Homem

    A maior prova de amor

    Por

    “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu único Filho, para que todo...

  • Papo de Homem

    Gratidão

    Por

    A gratidão é um sentimento que devemos cultivar dentro de nós a todo instante. Ela surge...

  • Papo de Homem

    Ser ou não ser?

    Por

    Aproximando-se os dias da morte de Davi, ele chamou Salomão, seu filho, para lhe dar a...

  • Papo de Homem

    Ufa, chegou o Natal!

    Por

    Ufa, chegou o Natal! Até que enfim, algo bom, gostoso, agradável, diante de um ano meio...

  • Papo de Homem

    Coragem! Não tenha medo, exerça a fé!

    Por

    O medo é gerado, muitas vezes, por causa de traumas, que são feridas na alma. Cada...

Para o Topo