Conectado com

PINÓQUIO – Apenas um cara de pau

Letra de Mulher

PINÓQUIO – Apenas um cara de pau

“Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: fiz isso por brincadeira”. (Provérbios 26:18 e 19)

O dia 1º de abril: não há época melhor para se falar sobre o perigo da mentira do que no mês em que o mundo instituiu o “Dia da Mentira”. Para ilustrar nosso estudo, vou fazer uma analogia entre a mulher e um personagem dos contos de fadas.

Pinóquio era um boneco de madeira, personagem de uma estória infantil, que foi esculpido por Gepeto. Em um encontro com a Fada Azul, esta resolveu conceder-lhe vida, desde que fosse um menino bonzinho. Se fracassasse em seu bom comportamento, voltaria a ser apenas um boneco de madeira. Para orientá-lo e conscientizá-lo de seus erros, Pinóquio ganhou um conselheiro, que é conhecido como o Grilo Falante.

O principal erro que Pinóquio cometia era mentir. Como castigo, toda vez que mentia, seu nariz de madeira crescia, o que lhe fazia arrepender-se, pois queria continuar sendo um menino.

Como somos parecidas com Pinóquio! Fomos criadas à semelhança de Deus, como uma escultura. Também recebemos Vida de forma surpreendente, quando nos encontramos com Jesus. Temos um “grilo falante”, um conselheiro que aponta nossos erros e nos orienta, que é o Espírito Santo.

Nossa vantagem sobre Pinóquio, no entanto, é que nosso nariz não cresce quando mentimos. Mas, independente disso, podemos “quebrar a cara” facilmente quando o fazemos.

A mentira tem acabado com amizades, famílias e, inclusive, com a reputação e a economia de uma nação inteira. E essa destruição é muito fácil de ser explicada. Satanás é o pai da mentira (João 8:44).

Jesus, pelo contrário, diz: “Eu sou o caminho, a VERDADE, e a vida.” (João 14:6). O apóstolo Paulo nos aconselha, em Colossenses 3:9, a não mentirmos uns aos outros: “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”.

As mulheres têm costume de utilizar-se muito da “mentira branca”, quando distorcem o preço das roupas para não chocar os maridos, quando elogiam a roupa da amiga mesmo não gostando, quando postam fotos sempre lindas e sorridentes no facebook, e em tantos outros momentos, pensando que esse tipo de mentira não faz mal algum.

No entanto, mentira é mentira. Os fins não justificam os meios. Como filhas de Deus, temos que pedir a Ele discernimento no falar, utilizando a sabedoria que vem Daquele que é a Verdade.

Lembre-se: se falar a verdade ferir alguém, silencie. “Fale apenas quando tuas palavras forem tão doces quanto o silêncio”.

Um grande abraço!

Letra de Mulher
Carla Schumann Nogueira

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Letra de Mulher

  • Letra de Mulher

    Você é uma “mulher goteira”?

    Por

    Plim, plim, plim, plim, plim… Uma tortura, ninguém merece goteiras! Este barulho é capaz de enlouquecer...

  • Letra de Mulher

    Continue a nadar, continue a nadar

    Por

      – Hoje eu não deveria ter levantado da cama. Desde o primeiro passo (aquele em...

  • Letra de Mulher

    Falta muito, Pai?

    Por

    Esses dias, uma amiga comentava sobre todas as mudanças que foram causadas pela pandemia que estamos...

  • Letra de Mulher

    Já pro cantinho do pensamento!

    Por

    Começou como um rumor baixinho, já que tratava-se de um problema no outro lado do mundo....

  • Letra de Mulher

    Lambendo os dedos

    Por

    Sou a mais velha de cinco irmãos e já experimentei épocas de privação, não do que...

Para o Topo