Conectado com

Avaliação psicológica

Refletindo

Avaliação psicológica

Por Caroline Katiuscia Krummenauer

Um dos processos utilizado e muito conhecido na área da Psicologia é a Avaliação Psicológica. Mas o que é uma Avaliação Psicológica? Ela é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas, com finalidades e metodologias específicas dependendo de seu intuito. Considera-se um movimento dinâmico, podendo ser utilizada em todos os campos de atuação da Psicologia nas quais se fizer necessário, como exemplos: educação, saúde, esporte, área do trânsito, organizacional, hospitalar, forense, neuropsicologia e tantas outras. Seu propósito é auxiliar na tomada de decisão do Psicólogo.

Para esse processo ser realizado, é necessário ter clara a finalidade da avaliação; com isso, serão verificadas as técnicas utilizadas para suprir as demandas. Algumas técnicas psicológicas mais utilizadas são: observação, entrevistas, estudos de casos e testes psicológicos, os quais devem ser considerados válidos pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).

Em específico, alguns procedimentos só podem ser realizados mediante um laudo de uma Avaliação Psicológica, como são os casos de concursos públicos, cirurgia bariátrica, cirurgia para vasectomia e o porte de arma de fogo. A atuação do profissional de Psicologia deverá ter fundamentos e embasamentos científicos e para tais procedimentos, os Psicólogos devem ser habilitados.

A prática da Avaliação Psicológica é restrita ao Psicólogo, não sendo permitido que nenhum outro profissional a realize.

Refletindo
Psicólogas Caroline Katiuscia Krummenauer, Mariana D. Herdt e Valdirene Sutil Rafaeli

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Refletindo

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo