Conectado com

Você já ouviu falar em Mindfulness?

Refletindo

Você já ouviu falar em Mindfulness?

O atual modo de organização social tem nos imposto um estilo de vida na busca incessante pelo consumo de objetos, de relacionamentos, de conceitos, de sucesso. Assim, a ansiedade cada vez mais presente nas últimas décadas, tem desencadeado estresse, ansiedade, angústia e solidão em meio à multidão.

Buscando aliviar as tensões da vida moderna e melhorar a qualidade de vida, a prática do mindfulness, no Brasil traduzido como Atenção Plena, está sendo cada vez mais utilizada em diversas áreas profissionais, como por exemplo na psicologia. Busca desenvolver a atenção plena ao momento presente. Consiste em um novo estilo de vida, focado no aqui e agora estando consciente de forma intencional e livre de julgamentos. Também pode ser entendida como um estado de consciência em que temos controle sobre nossa atenção e nossas ações. Pode ser desenvolvida e treinada por meio de exercícios de meditação, técnicas cognitivas e comportamentais.

 

Aprendendo noções básicas de mindfulness:

Priorizar um momento diário é o primeiro passo para que essa prática vá se tornando parte da rotina e, assim, mais fácil de desempenhá-la.

Reserve pelo menos 30 segundos para cada um dos seguintes passos 3 vezes ao dia:

1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração, nas sensações em volta do seu estômago, à maneira que ele infla quando inspiramos, à sua volta a posição original quando expiramos.

2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento, tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modificá-la, apenas tome nota da sua sensação.

3- Tome nota das sensações que você esteja experienciando, por exemplo: “Estou agitada”  ou “Há agitação”. Não tente modificá-la, aceite-a.

4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você está as experienciando. Conecte-se com elas, sem julgar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

 

Através do treinamento de mindfulness, as pesquisas mostraram que aprendemos a perceber pensamentos, sensações corporais e emoções no momento em que ocorrem, sem reagir de maneira automática ou habitual. Com isso, passamos a fazer escolhas mais conscientes e funcionais, influenciando positivamente na maneira como lidamos com os desafios da vida. Bem como, aprendemos a regular as emoções desafiadoras e  criar “espaço mental” para curtir o aqui e agora da vida, mesmo em circunstâncias difíceis.

Refletindo
Psicólogas Caroline Katiuscia Krummenauer, Mariana D. Herdt e Valdirene Sutil Rafaeli

Continuar Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Refletindo

Artigos Populares

Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Mãe que pedala…

Papo de Homem

Pessoa poderosa

Turminha da Paz

Isabel e Zacarias

Para o Topo